Guia da Semana

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é de graça!

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de janeiro sem se preocupar com o bolso. Confira!


SHOWS


Fotos: TV Globo/Edu Saraiva | Shutterstock

► JOÃO BOSCO
Grande nome da MPB, o cantor apresenta o show "Solo", com clássicos da carreira e reinterpretações de Moacir Santos, Dorival Caymmi e outros.
Onde? Caixa Cultural São Paulo
Quando? 11, 12, 13 e 14/1 (quinta a domingo), às 19h15.

► BANDA BLACK RIO @ VÃO LIVRE DO MASP
Com repertório baseado na black music e soul, a big band comemora os 40 anos do seu primeiro disco "Maria Fumaça".
Onde? Vão Livre do Masp
Quando? 11/1 (quinta), às 20h.

► XÊNIA FRANÇA
A cantora baiana faz show de seu primeiro disco solo, com repertório que transita pelo pop, música eletrônica, jazz, samba-reggae, rock e R&B.
Onde? Sesc Campo Limpo
Quando? 13/1 (sábado), às 20h

► JAZZ AO POR DO SOL @ SESC SANTANA
O grupo apresenta discotecagem e música ao vivo em formato de jam session. No set list, standards de jazz e clássicos da pista de dança apresentados como música instrumental e eletrônica.
Onde? Sesc Santana
Quando? 13, 20 e 27/1 (sábados), às 18h30

► HAMILTON HOLANDA & ARMANDINHO
Referências no bandolim, os músicos fazem show com repertório eclético, que mistura jazz, samba, rock, pop e choro.
Onde? Sesc Consolação
Quando? 15/1 (segunda), às 19h


CINEMA


Fotos: Divulgação/MIS | Divulgação/CCBB

► MOSTRA DAVID BOWIE
Na semana em que David Bowie completaria 71 anos, o MIS exibe três filmes da carreira do multifacetado artista, incluindo o clássico “Labirinto – A Magia do Tempo” e o documentário “Ziggy Stardust and the Spiders From Mars”. Mais informações aqui.
Onde? MIS
Quando? 13/1 (sábado), das 15h às 19h

► MOSTRA DEPARDON
O CCBB exibe 25 filmes filmes do renomado cineasta Raymond Depardon, entre ficção e documentários, considerados os mais importantes da carreira do artista. Mais informações aqui.
Onde? CCBB
Quando? 3 a 22/1, diversos horários

TEATRO


Foto: Cacá Bernardes/Divulgação

► A VISITA DA VELHA SENHORA
Depois de temporada de sucesso, Denise Fraga reestreia no Teatro do Sesi a adaptação da obra de Friederich Dürrenmatt a partir do dia 24. Mais informações aqui.
Onde? Teatro do Sesi
Quando? Quarta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h

► VIDAS SECAS: O MUSICAL
O Grupo Artemis de Teatro encena e adapta para o teatro musical o clássico de Graciliano Ramos sobre a miséria no sertão. Em busca de uma terra para se fixar, uma família perambula pelo sertão nordestino. Acompanhando sua jornada, são apresentadas músicas com ritmos que passam pelo forró e o maracatu.
Onde? CCJ
Quando? Quartas, às 16h (até 17/1)

► MÁRTIR
A peça aborda o fundamentalismo religioso e a intolerância a partir da história de Benjamin, jovem que, ao começar a ler a Bíblia, para de ir às aulas mistas de natação na escola porque ferem seu credo. Criticado pelos que estão ao redor, cria para si uma verdade inabalável.
Onde? Teatro Cacilda Becker
Quando? Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h (até 4/2)

► MICHEL III - UMA FARSA À BRASILEIRA

A última montagem do projeto Berçário Teatral, que apresentou uma série de espetáculos ao longo de 2017 com o objetivo de revitalizar o Teatro dos Arcos, é uma sátira política que apresenta como protagonista Michel 3º, aspirante ao trono. Cansado de estar sempre em segundo plano, ele resolve conspirar para assumir a coroa.
Onde? Teatro dos Arcos
Quando? Sábados e domingos, às 19h (até 28/1)


PASSEIOS


Fotos: Shutterstock

► VERÃO DIVERTIDO CARTOON NETWORK
Os personagens favoritos do Cartoon Network invadem o Parque Villa Lobos com atrações como tobogã, tirolesa, pebolim humano e brinquedos infláveis - diversão garantida para os pequenos! Mais informações aqui.
Onde? Parque Villa-Lobos
Quando? 19 a 31/1 (sexta a domingo), das 9h às 19h

► JOGOS DE VERÃO MIX
A Rádio Mix FM apresenta seus Jogos de Verão 2018 - para participar, é só inscrever a sua equipe pelo site, nas modalidades vôlei de praia, futebol caixote ou basquete 3x3. No final de cada dias, às 17h, ainda rola um show ao vivo e distribuição de prêmios.
Onde? Parque Villa-Lobos
Quando? 6, 13, 20 e 27/1 (domingos), a partir das 8h.

GASTRONOMIA


Fotos: Shutterstock

► FESTIVAL DO PASTEL E DA CERVEJA
Além de saborear pasteis nos mais diversos sabores, o evento conta ainda com outras comidinhas e doces, além de rótolos de cervejas artesanais. Mais informações aqui.
Onde? Memorial da América Latina
Quando? 25, 27 e 28/1 (quinta, sábado e domingo), das 10h às 21h

► FESTIVAL DO PESCADO DO CEAGESP
De 10 de janeiro a 4 de março o Ceagesp realiza a Edição de Verão do seu famoso Festival do Pescado e Frutos do Mar. O evento gastronômico traz um menu recheado de delícias do mar, como camarão e uma paella gigante, por um preço fixo. Mais informações aqui.
Onde? Ceagesp
Quando? Quarta a sexta, das 18h à 0h; sábados, 12h às 17h e 18h às 0h; domingos, das 12h às 17h

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 11 Jan 2018.