Guia da Semana

Em 2018, São Paulo celebra seus 464 anos com uma programação cultural caprichadíssima. É que o feriado desta quinta-feira, 25, chega recheado de atrações para nenhum paulistano ficar de fora da festa - e opções gratuitas definitivamente não estão fora da lista.

E para você que não dispensa um bom passeio na faixa, o Guia da Semana te mostra o melhor da Programação grátis do Aniversário de São Paulo 2018. Confira:

► Show do aniversário de São Paulo no Anhangabaú


Fotos: Globo/Raquel Cunha | Globo/João Cotta | Globo/Julia Rodrigues

Em 2018, as cantoras Anitta e Paula Fernandes serão as atrações principais do tradicional show do aniversário de São Paulo. Serão dezesseis horas de festa, incluindo ainda apresentações de Karol Conka, Baiana System, Jaloo e Banda Uó. Também rola na sexta-feira, dia 26.
Onde: Vale do Anhangabaú
Horário: a partir das 12h


► Conexão Cultural SP - Japão no MIS
O evento no MIS celebra a contribuição da cultura japonesa na capital paulista com programação recheada de arte, música, cinema e gastronomia típicas. Quer mais? O público ainda poderá conferir a exposição Renato Russo de graça durante todo o dia.
Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS
Horário: 11h às 20h


► Quiz interativo no Pátio Metrô São Bento


Foto: Divulgação/Arquivo Pátio Metrô São Bento

Quem passar pelo Corredor Cultural do Pátio Metrô São Bento no dia 25vai participar de um quiz interativo sobre curiosidades da cidade. "E aí, meu? Você é paulistano mesmo?" testará seus conhecimentos sobre músicas, moradores ilustres, pontos turísticos e outras atrações paulistanas.
Onde: Pátio Metrô São Bento
Horário: 6h às 23h


► SP 464 na Vila Butantan
O espaço cultural homenageia São Paulo com tributo aos Demônios da Garoa comandado pelo grupo Samba do Meio. Além disso, uma exposição fotográfica com curadoria do Instagram @cidadedagaroa promete encantar o público com uma bela seleção de fotografias da cidade.
Onde: Vila Butantan
Horário: 11h às 22h (show às 17h)


► Walking Tour - Descubra São Paulo a Pé


Foto: Divulgação/Walking Tour - Descubra São Paulo a Pé

O tradicional “Walking Tour Descubra São Paulo a Pé” ganhou uma edição especial no dia 25, em homenagem aos 464 anos da cidade. Além do passeio pelo centro histórico, acontecerá uma aula de alongamento no rooftop do Shopping Light. Inscrições pelo telefone (11) 3154-2299 até terça-feira, 23 de janeiro.
Onde: Shopping Light
Horário: 9h às 16h


► Aniversário de SP na Oficina Cultural Oswald de Andrade
A Oficina Cultural Oswald de Andrade comemora o aniversário da cidade com uma programação para toda a família - vai ter feira de troca de livros, brincadeiras infantis, aula-espetáculo com a atriz Denise Stoklos e oficina de impressão de cartões postais.
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Horário: 15h às 17h (aula-espetáculo das 18h às 19h)


► Show e Caminhada Fotográfica na Casa-Museu Ema Klabin


Foto: Douglas Garcia/Divulgação/Casa-Museu Ema Klabin

A Casa-Museu Ema Klabin celebra a data com o show Cronistas da Cidade, de Dani Mattos & Toque de Bambas, com clássicos do samba que retrataram a vida na capital durante o século XX. No mesmo dia, a Caminhada Fotográfica, convida os visitantes a registrem o tradicional bairro Jardim Europa.
Onde: Casa-Museu Ema Klabin
Horário: 14h30 (caminhada fotográfica) e 16h30 (show)


► Recital para São Paulo na Casa das Rosas
A Casa das Rosas homenageia a cidade com o Recital para São Paulo, que incluirá poemas de Haroldo de Campos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida entre outros, além de canções de célebres compositores paulistanos.
Onde: Casa das Rosas
Horário: 19h


► Elba Ramalho no Sesc Parque Dom Pedro II


Foto: Shutterstock

Elba Ramalho homenageia a cidade com show especial no palco do Sesc Parque Dom Pedro II. Espere por sucessos como "Bate Coração", "Anunciação" e "Frevo Mulher".
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Onde: 18h


► Sambadas na Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade recebe o grupo musical Sambadas, formado por sete mulheres, que interpretará canções autorais de vanguarda e do samba paulista.
Onde: Casa Mário de Andrade
Horário: 16h às 18h

► Esquenta Bar Brahma São Paulo 2018 com Gilberto Gil e Vai-Vai


Foto: Divulgação/Camarote Bar Brahma

O Bar Brahma e a Escola de Samba Vai-Vai comemoram os 464 anos da cidade com o Esquenta do Camarote Bar Brahma. Vai ter show do Gilberto Gil ao lado da Banda da Esquina e a Bateria da Escola de Samba Vai-Vai com direito a trio-elétrico na esquina das avenidas São João e Ipiranga.
Onde: Bar Brahma Centro
Horário: 13h

► Aniversário de São Paulo no Estação Cultura
A área externa do Estação Cultura receberá artistas para apresentações musicais e projeções visuais que prometem brincar com a arquitetura do local para contar a história da maior metrópole do país. Além disso, quem comparecer no local vai ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que dá direito a uma entrada gratuita em todos os Museus da Secretaria da Cultura do Estado. Vai perder?!
Onde: Estação Cultura
Horário: 9h às 21h30

25 lugares tradicionais de São Paulo para comemorar o aniversário da cidade

Confira um roteiro incrível com lugares icônicos de SP ♥

Bares e restaurantes para comemorar o aniversário de São Paulo

Saiba onde encontrar pratos deliciosos que representam a cidade

Passeios diferentes para fazer no aniversário de São Paulo

Show de ciências, tour com ônibus retrô e muito mais!

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 29 Jan 2018.