Guia da Semana

A cidade de São Paulo foi fundada em 1554, e apesar de muita coisa ter mudado de lá para cá, alguns estabelecimentos centenários persistem até os dias atuais, contrastando com a paisagem moderna e tecnológica da maior metrópole do Brasil. Que tal fazer um roteiro histórico pelos restaurantes, empórios e padarias mais antigas de SP?

Conheça 7 estabelecimentos centenários em São Paulo e viva essa nostalgia na capital:

1. Casa Godinho


Reprodução/Facebook Casa Godinho | Reprodução/Facebook Casa Godinho

A centenária Casa Godinho, instalada no prédio mais antigo do centro de São Paulo - o Edifício Sampaio Moreira -, sabe uma coisa ou duas sobre culinária portuguesa. Fundada por um imigrante português no ano de 1888, a mercearia carrega 120 anos de tradição e receitas premiadas. Por lá você encontra bacalhau fresquinho, a estrela de tantos pratos portugueses. Porém, quem ganha o título de carro-chefe da casa são as empadas, que inclusive já foram eleitas as melhores da cidade.

Casa Godinho

Endereço: Rua Libero Badaró, 340 - Centro
Telefone: (11) 3104-1520

2. Basilicata


Reprodução/Instagram @basilicatapaoitaliano | Reprodução/Instagram @basilicatapaoitaliano

A Basilicata, localizada na região do Bixiga, é a padaria italiana mais famosa de São Paulo. Além de oferecer pães e massas frescas diariamente, seguindo a receita de mais de 100 anos de tradição, a casa também conta com um empório para você levar queijos, vinhos e outros produtos para casa, além de um café e um restaurante anexos para você provar das delícias italianas ali mesmo. Não deixe de provar os panini, feitos com ingredientes nobres como mussarela de búfala e prosciutto, servidos na ciabatta.

Basilicata

Endereço: Rua Treze de Maio, 596 - Bela Vista
Telefone: (11) 3289-3111

3. Padaria Santa Tereza


Reprodução/Instagram @padariasantatereza | Reprodução/Instagram @padariasantatereza

Fundada em 1872, a Padaria Santa Tereza é a mais antiga de São Paulo. O estabelecimento está localizado no Centro da cidade, na Praça Doutor João Mendes, com vista para a icônica Catedral da Sé. Seu nome é uma homenagem à rua onde se localizava antes deste endereço - Rua Santa Tereza -, na qual ficou instalada até 1947. A casa serve do café da manhã ao almoço e happy hour, com opções para todos os gostos.

Padaria Santa Tereza

Endereço: Praça João Mendes, 150 - Centro
Telefone: (11) 3105-1793

4. Padaria Italianinha


Reprodução/Instagram @padariaitalianinha | Reprodução/Instagram @padariaitalianinha

A famosa Padaria Italianinha, localizada na Bela Vista, foi fundada em 1896 por imigrantes italianos. Na época, o empreendimento se chamava Lucânia, em homenagem à região de Lucca, na Itália, cidade de origem de seu fundador, Felipe Poncio. Além do pão italiano artesanal, o local é conhecido por suas massas e molhos caseiros, além dos embutidos, assados, vinhos, queijos, azeites, doces e salgados que saem do forno da padaria.

Padaria Italianinha

Endereço: Rua Rui Barbosa, 121 - Bela Vista
Telefone: (11) 3141-4166

5. Carlino Ristorante


Reprodução/Instagram @carlinoristorante | Reprodução/Instagram @carlinoristorante

O Carlino, restaurante fundado em 1881 no Largo Paiçandú pelo toscano Carlo Cecchini, já passou pela Avenida Vieira de Carvalho, na República, e, após fechar as portas em 2002, reinaugurou três anos depois na Rua Epitácio Pessoa, na Vila Buarque, onde funciona até hoje no número 85. A especialidade da casa é italiana, com muitas receitas tradicionais e até mesmo opções vegetarianas - como é o caso do Polpettone de berinjela, alho poró e legumes, recheado com mozzarella (foto à esquerda).

Carlino Ristorante

Endereço: Rua Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque
Telefone: (11) 3258-5055

6. Padaria 14 de Julho


Reprodução/Instagram @melinalopess | Reprodução/Instagram @aquinobixiga

Fundada em 14 de julho de 1897, a Padaria 14 de Julho é um negócio tradicional que até hoje é gerenciado pela mesma família que a inaugurou, os Franciulli. Alexandre Franciulli, neto do fundador, comanda a cozinha da casa até os dias atuais, de onde saem receitas italianas autênticas - tanto que o chef é reconhecido pela Federazione Italiana Cuochi, associação internacional que segue padrões culinários da Itália. Não deixe de provar o cannoli, carro-chefe da padaria, vendido nos mais diversos sabores.

Padaria 14 de Julho

Endereço: Rua 14 de Julho, 90 - Bela Vista
Telefone: (11) 3105-3215

7. Rei do Filet


Reprodução/Facebook Rei do Filet - Centro | Reprodução/Facebook Rei do Filet - Centro

Fundado em 1914 no Centro de SP - e hoje com uma segunda unidade na Paulista -, o Rei do Filet carrega o título de melhor filé mignon da cidade, com mais de 16 variações do corte no cardápio. A carne vem tão macia à mesa do cliente que os garçons cortam os filés com duas colheres, sem a necessidade de se usar facas.

Rei do Filet

Endereço: Praça Julio Mesquita, 175 - Santa Ifigênia
Telefone: (11) 3221-8066

Endereço: Alameda Santos, 1105 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3289-3347

Foto de capa: Reprodução/Instagram @padariaitalianinha | Reprodução/Instagram @padariasantatereza

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

15 rolês bem clássicos em São Paulo que definem um paulistano de verdade

Por mais que seja incrível conhecer lugares novos na capital, os tradicionais nunca serão esquecidos

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?

Além das cantinas tradicionais: 10 lugares que fazem do Bixiga um point bem descolado em SP

Além das construções e restaurantes centenários, o bairro mais italiano de SP reserva muitas novidades para a galera mais jovem

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 18 Set 2018.