Guia da Semana
Arte
Por Lucila Rosa

2x Érico em Porto Alegre

As peças O Sobrado e Incidente em Antares fazem parte da comemoração de cinco anos do Grupo Cerco.

O Sobrado (Betânia Dutra / Divulgação)

Este evento terminou

2x Érico em Porto Alegre

Data 06 Jun 2013-30 Jun 2013
6 a 30 de junho de 2013

Preço(s) Quinta: R$20; Sexta, sábado e domingo: R$30

Horário(s) Quinta a sábado, 21h; Domingo, 20h

Endereço
Rua da República, 575, 90050-320

Telefone (51) 3289-8093

O projeto 2x Érico comemora os cinco anos do grupo teatral Cerco com as peças O Sobrado e Incidente em Antares, inspiradas nas obras do escritor gaúcho Érico Veríssimo. Os espetáculos ficam em cartaz no Teatro de Câmara Túlio Piva, de 6 a 30 de junho de 2013, de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.

+ Não perca a 3ª Mostra Tragicômica de Teatro
+ Saiba mais sobre a exposição The Elvis Experience

A proposta de unir os dois espetáculos, encenados pelo Grupo Cerco, em uma única temporada, dividida em duas partes, dá-se pela grandiosidade da obra do autor e pela possibilidade de permitir ao público o contato com narrativas tão importantes no âmbito cultural, próximas em suas críticas à sociedade e em suas riquezas de informações históricas.

Além das apresentações, o Grupo proporciona, ao final de cada temporada, nos dias 16 e 30 de junho, um bate-papo sobre a obra do escritor, com participação da estudiosa Maria da Glória Bordini, da historiadora Maria Luiza Filippozzi Martini, da diretora dos espetáculos, Inês Marocco, e de todo o elenco.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 14h às 17h, no Campus Central da UFRGS, também é oferecida uma oficina prática e gratuita, aberta à comunidade, a cerca do trabalho desenvolvido pelo Grupo, intitulada O Processo de Teatro Colaborativo na Adaptação de Obras Literárias.

» O Sobrado
De 6 a 16 de junho
Sinopse:
O Sobrado é uma adaptação cênica de sete capítulos do livro O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento. A ação passa-se em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará encontra-se sitiado em sua casa, junto à família, e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio perturbado e agonizante, enquanto a morte faz-se presente dentro e fora da casa. Neste ambiente angustiante, Licurgo resiste à invasão dos maragatos e, intolerante, recusa-se a pedir trégua aos inimigos. Permeiam o patriarcalismo, a relação com a terra e a presença forte e constante das mulheres, vislumbrando a formação da sociedade gaúcha.

» Incidente em Antares
De 20 a 30 de junho
Sinopse:
O espetáculo é uma adaptação da segunda parte do romance homônimo. A história situa-se no contexto pré-ditadura militar do Brasil, retratada na cidade fictícia de Antares, no interior do Rio Grande do Sul. O espetáculo inicia em 1963, quando uma greve geral paralisa o município. Dois dias depois, em uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem por diferentes causas e não são sepultadas, pois os coveiros aderiram à greve. Indignados, os defuntos levantam-se de seus caixões e reclamam por seu enterro, invadindo a cidade com seus corpos putrefatos. Vivos e mortos passam a discutir em praça pública a vida social e política de Antares, desvelando a podridão e a hipocrisia das autoridades e dos habitantes locais. As revelações poderiam transformar a sociedade e seus indivíduos, mas, ao final, sucumbem à força da alienação e dos interesses políticos de uma minoria.


Por Lucila Rosa

Mapa do local

Explore ao redor

Aquavit Bar

Restaurantes

Casa do Lado

Baladas

Japesca - Cidade Baixa

Restaurantes

Via Imperatore

Restaurantes

Divina Comédia

Bares (antigo)

Muffuletta Bar Café

Bares (antigo)

Notícias recomendadas

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte