Guia da Semana
Receitas
Por Ricardo Archilha

5 dicas infalíveis para preparar receitas do Starbucks em casa

Já pensou em saborear as delícias da rede em casa? A gente te ajuda!.

Receitas e dicas para preparar as delícias do Starbucks em casa! (Divulgação )

A rede de café Starbucks é uma das mais queridas e frequentadas do mundo. Depois da chegada ao Brasil, mais de 20 unidades foram instaladas país adentro e movimenta, anualmente, milhões de reais. O sucesso é dado pelo cuidado que a rede tem ao preparar o café, sempre visando uma experiência gastronômica única. Entretanto, os preços caros e a inacessibilidade, às vezes, dificultam a visita ao local.

+ 6 combinações do Starbucks que você precisa experimentar
+ Conheça as melhores cafeterias de São Paulo
+ Visite o canal de Gastronomia do Guia da Semana

Uma saída para isso é preparar as bebidas em casa. Parece difícil? Um pouco, mas não é impossível! Por isso, o Guia da Semana preparou um manual prático para você chegar ao sabor mais próximo possível do encontrado na loja. Confira!

Chá Verde Latte

A bebida favorita dos amantes da culinária oriental conta com um simples e delicioso ingrediente secreto: o Matcha, nada mais do que uma variação do chá verde, apresentada em pó. Você pode encontrar facilmente em lojas especializadas ou no Mercado Municipal. Para preparar a receita, basta fazer a infusão da matcha e do leite quente. Acrescentando gelo no final, o drink torna-se uma refrescante opção para o verão.

Refreshers

Uma das novidades do cardápio do Starbucks são os Refreshers. A bebida é preparada com extrato de café verde, que se trata do grão antes do processo industrial - você também pode encontrar em lojas especializadas. O preparo é simples: é só misturar o extrato com limonada ou outro suco de sua preferência. No final, muito gelo!

Frappuccinos

Um equívoco bastante comum, é achar que os Frappuccinos são preparados com sorvete. Mito! O ingrediente que dá a textura à bebida é secreto, mas você pode usar alguns truques para chegar a consistência perfeita. Uma ideia é utilizar a pectina, substância usada para dar o tom gelatinoso, muito utilizado em geleias. Primeiro passo dado, agora é hora de inventar. Misture leite e gelo a sua essência favorita. Bata tudo no liquidificador, acrescente chantilly e depois conta pra gente se deu certo!

Cafés Clássicos

Os amantes do café sempre devem ter na manga as cartas para o preparo perfeito. A água, sempre filtrada, deve estar na temperatura perfeita e o grão deve ser moído na hora, de acordo com o tipo de coamento: filtro de papel, pano, prensa francesa, entre outros. O leite deve ser vaporizado e encorporado ao café aos poucos. Longo, curto ou macchiato? A quantidade de café e leite deve ser ajustada de acordo com a sua preferência. É claro que essas dicas são profissionais, mas o resultado vale a pena.

Chás

Esqueça os tradicionais saquinhos - o chá perfeito deve ser preparado através do pó. É só coar com água filtrada e esperar o tempo certo de infusão, entre três e quatro minutos. Se quiser acrescentar leite, o processo funciona como o do café - sempre vaporizado e medindo as doses certas.


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 8 Set 2014.

Mais notícias

Australiano, doce e de milho: 12 receitas de pão que vão te surpreender

Receitas

Passo a passo: como fazer carolinas em casa

Receitas

Aprenda a fazer jujuba em casa

Receitas

10 receitas de doces típicos japoneses para você se esbaldar

Receitas

10 receitas de nhoques diferentões que vão te surpreender

Receitas

10 limonadas diferentes para você se refrescar no verão

Receitas