Guia da Semana

Está cada vez mais comum encontrar no restaurantes e na mesa de quem é antenado em gastronomia o espaguete de palmito, ou pupunha. O prato consiste em cortar a hortaliça em pedaços finos, imitando o formato de espaguete, e servir com um molho quente, como se fosse um espaguete mesmo. E o sabor? Delicioso e levinho!

Além de pouco calórico, mais uma vantagem de trocar a massa pelo palmito são suas propriedades nutricionais. Ele é rico em cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, fibras e vitaminas (A, B e C). Suas propriedades ajudam na manutenção dos ossos, atuam no sistema imunológico e diminuem a retenção de líquidos.

Confira então uma receita imperdível do prato, que pode ser servido com o molho de sua preferência. Abaixo ensinamos com um molho de ervas, anote:

Espaguete de Palmito com Ervas

*Chef Dyogo Prado – Centro Europeu

Ingredientes (rendimento: 2 porções)
1 palmito fresco
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
1 ramo de salsinha
1 pitada de pimenta do reino
100 ml de azeite extra vigem
Flor de sal ou sal rosa a gosto

Modo de preparo
Corte o palmito no sentido do comprimento para ficar como um espaguete (você pode usar um aparelho próprio para fazer o corte ou então fazer manualmente). Refogue em uma frigideira por alguns minutos na gordura de coco, cuidando para não ficar mole, mas sim 'al dente'. Em um pilão ou no liquidificador, bata as ervas com azeite, sal e pimenta. Leve de volta para a panela com o azeite, mexa bem e sirva quente.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 24 Nov 2016.