Guia da Semana

Uma das principais atrações das festas juninas é a culinária típica, que possui sabor e ingredientes bem característicos, como o milho e o pinhão, que entram na safra nessa época do ano. E que tal criar receitas utilizando esses ingredientes para variar os tradicionalíssimos canjica, pamonha e curau, pratos obrigatórios em qualquer festa de São João?

+ Confira a agenda de festas do São João 2013
+ Aprenda a fazer receitas típicas juninas
+ Saiba como preparar um quentão sofisticado

A pedido do Guia da Semana, a chef Flávia Spielkamp, idealizadora da Aya Cuisine, elaborou duas receitas fáceis e práticas que têm tudo a ver com festa junina, mas fogem do lugar-comum: tapioca de pinhão e sopa de milho. Aprenda com ela:

Tapioca de pinhão

Ingredientes:

- Goma de mandioca para tapioca (cerca de 40g)
- Pinhão
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado no ralo grosso

Modo de preparo:

Aqueça uma frigideira pequena no fogo médio para baixo. Quando ela estiver bem quente, acrescente a goma de tapioca, que deve ser peneirada utilizando uma peneira fina. "Esse truque deixa a massa mais levinha", ensina a chef Flávia Spielkman.

Espalhe a goma delicadamente sobre a superfície da frigideira com a ajuda de uma colher. Quando as bordas da massa começarem a levantar, vire-a para assar o outro lado. Reserve.

Pique cerca de três unidades de pinhão com uma faca. "Para fazer esse recheio, cozinhe previamente 1Kg de pinhão com 2L de água e uma pitada grande de sal na panela de pressão por cerca de 2h30 em fogo baixo. O ponto é quando os pinhões estiverem abrindo. Com essa preparação, o pinhão dura até uma semana na geladeira. Para evitar que ele resseque e fique com o sabor prejudicado, acrescente azeite e ervas a gosto", ensina Flávia.

De volta à frigideira, adicione 2 colheres de sopa de queijo parmesão.

Em seguida, acrescente os pinhões.

Dobre a tapioca ao meio e aqueça durante cerca de dez segundos de cada lado. "O ideal é apenas aquecer o recheio e não deixar derreter o queijo para não umedecer a massa", frisa a chef.

A tapioca é uma receita que não pode ser guardada, pois ela tem seu sabor alterado. Mas se você pretende fazer a receita para uma reunião com amigos em casa, por exemplo, a cozinheira ensina um truque: "É possível preparar os discos de goma com, no máximo, 12 horas de antecedência e guardá-los na geladeira em um recipiente bem fechado. Mas, apenas na hora de servir, você aquece o disco na frigideira e adiciona os recheios", ensina.

Sopa de milho

Ingredientes:

- 4 espigas de milho
- 1 chuchu
- 1 e 1/

Modo de preparo:

Cozinhe as espigas de minho na panela de pressão durante 1 hora e meia.

Delicadamente, separe os grãos da espiga com a ajuda de uma faca.

Torre o milho em uma chapa aquecida durante cerca de 7 minutos. Acrescente sal. "O milho torrado dá uma textura crocante à receita, o que faz toda a diferença", pontua Flávia.

Em uma panela à parte. Refogue a cebola no azeite. Quando ela estiver transparente, acrescente o alho e a pimenta-do-reino. Acrescente a água e o chuchu cortado em cubinhos. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.

Bata esse caldo no liquidificador. Em seguida, acrescente o milho aos poucos, batendo delicadamente. "O ideal é não bater muito. A sopa fica uma delícia com vários pedacinhos crocantes do milho", revela a chef.

Fotos: Victor Nomoto / I Hate Flash

Serviço

Aya Cuisine

[email protected]

Por Conceição Gama

Atualizado em 21 Jun 2013.