Guia da Semana

Florianópolis é uma cidade de origem açoriana e os pratos portugueses, muito ligados ao mar, não poderiam faltar bacalhau à mesa dos manezinhos.

+ Saiba mais sobre sorvetes salgados
+ Descubra restaurantes em Floripa para comer peixes

Mas onde encontrar pratos a base de bacalhau? Pensando nisso, o Guia da Semana elaborou uma lista com cinco restaurantes lusitanos para você degustar pratos a base do peixe salgado.

Taberna Ibérica

Taberna Ibérica

Em um dos maiores cartões postais de Santa Caratina, a Ponte Hercílio Luz, o restaurante recebe os clientes em um ambiente intimista, com mesas à luz de velas.

O principal prato da casa é o bacalhau gratinado, servido com batatas, ovo cozido e nata. Para os mais tradicionais, não falta a posta de bacalhau assada em azeite de oliva extravirgem servido ao lado de batatas, cebola e alho.

Delícias Portuguesas

Delícias Portuguesas

Um dos restaurantes mais lusitanos na cidade, o Delícias Portuguesas, se sobressai pelo comandado da chef Maria Helena Moreira. Natural de São Pedro de Rates, uma pequena vila no norte de Portugal, Moreira mantém a cultura portuguesa do sotaque aos pratos típicos da terrinha.

As receitas são preparadas com o melhor tipo de bacalhau, da espécie Gadus morrhua. A versão à Zé das Letras é o destaque do cardápio. O prato leva tiras do peixe, azeitonas e cebolas, dispostas sobre uma camada de pão de centeio e regadas com coulis de salsa.

Marisqueira Sintra

Marisqueira Sintra

A casa, decorada com azulejos portugueses, além de mesas disputadas mesas e um deck à beira-mar, possui um cardápio que é uma ode ao mar.

Uma das criações da casa, é o Bacalhau Setenta Graus, feito com o lombo do peixe confitado em azeite e alho, servido com purê de grãos e batatas ao murro.

O Lusitano

O Lusitano

Sob o comando da chef portuguesa Flora Costa, e com vista panorâmica para a Ponte Hercílio Luz, o restaurante serve ótimos pratos a base de peixes e frutos do mar.

A criação da casa é o Bacalhau Manezinho, que vai à mesa em lascas, acompanhado de camarão, pirão e arroz. Outra boa pedida é o bacalhau assado com batatas ao murro e alho.

Rei do Bacalhau

Rei do Bacalhau

No continente, o Restaurante Rei do Bacalhau, atrai seus clientes não só pelo ambiente decorado com artigos típicos trazidos de Portugal, como também pelos pratos da chef Maria Henriqueta Vaz Pina.

Da entrada ao prato principal, o bacalhau é o centro das atenções no menu. Para abrir o apetite porções de pastéis de bacalhau, em sequência, o Bacalhau à Lagareiro é levado ao forno com azeite extravirgem, alho e batatas ao murro e chega à mesa acompanhado de arroz.

Por Juliane Corrêa

Atualizado em 1 Abr 2013.