Guia da Semana
Restaurantes
Por Angela Miguel

Comfort food em São Paulo

Saiba onde encontrar a culinária que desperta sensações agradáveis e evoca boas memórias.

O Creme de Paçoquinha é uma das opções com toque caseiro da chef Renata Cruz no Amici (Divulgação)

Quem não se lembra daquela comidinha preparada pela avó com todo carinho? Com intuito de despertar a memória gustativa ligada à infância, alguns restaurantes deixaram de lado a sofisticação e se especializaram em uma nova tendência gastronômica: a comfort food. Esse conceito nasceu nos Estados Unidos em um contraponto ao fast food e caiu nas graças dos chefs brasileiros há pouco tempo. Por aqui, eles utilizam aromas e sabores que fazem viajar no tempo.

"A proposta dessa cozinha é o resgate afetivo das lembranças através da comida. Normalmente, os pratos têm apelo nostálgico e dão uma sensação de conforto, pois a infância é a fase mais segura da vida", explica Renata Cruz, chef e proprietária do restaurante Amici, uma casa voltada para comfort food. Segundo ela, esse tipo de culinária desperta sensações agradáveis e evoca o bem-estar relacionado a bons momentos da vida.

Para que você possa deliciar um tradicional prato da vovó, o Guia da Semana selecionou alguns restaurantes onde é possível sentir o prazer dessa culinária.

Mesa da Nena
Quem quer se sentir acolhido, o Mesa da Nena é uma boa pedida. Com ambiente simples e aconchegante, a casa serve a tradicional "cozinha de mãe", que oferece sensação de bem-estar. Todos os dias, há um bufê que segue a linha da comfort food, com carnes, aves e peixes. Os pratos são elaborados pela chef Maria Fernanda Chueiri, que cria opções diariamente, sem nunca repeti-las.

Dalva e Dito
Comandado pelo chef Alex Atala, o restaurante tem como proposta servir receitas familiares brasileiras. No cardápio “Para matar a saudade da vovó, das tias, das mães...”, ele sugere o Risoto Caseiro (arroz de forno vegetariano), o purê de mandioquinha e o Ratatouille do Sertão (maxixe, batata doce roxa, quiabo, jerimum, banana da terra, mandioquinha e chuchu com toque de manteiga de garrafa). No subsolo, há um bar e uma adega que seguem o mesmo conceito, onde é possível pedir salgados como coxinha e empadinhas.

Amici
Decorado com retratos de família e amigos, o restaurante Amici aposta na cozinha afetiva. Os pratos chegam às mesas com bagagem de emoção, quase tudo feito na lenha e na parrilla a carvão. Comandado pela chef Renata Cruz, o cardápio traz receitas simples, penne com molho de tomate e manjericão e picanha com farofa de banana. Para sobremesa, há pudim e creme de paçoquinha.

Kukla Cookies
Além dos doces irresistíveis, a doceria também sugere um singelo cardápio de almoço para ser apreciado na semana. O espírito comfort food aparece em receitas como o bolo de carne, a sopa de cenoura com gengibre e o pot-pie de haddock.

Lá da Venda
Misto de armazém e restaurante, o Lá da Venda traz receitas preparadas com capricho por Heloisa Bacellar. Bolos caseiros de fubá, chocolate, laranja e baunilha são bastante procurados, assim como o mineiríssimo pão de queijo feito com o produto da Serra da Canastra e polvilho artesanal. A Canja da Vovó, ideal para dias frios, é feita com galinha caipira cozida lentamente.

Casa da Li
Eliane André, a Li, comanda o discreto sobradinho da Vila Madalena e lidera as panelas recheadas de receitas com gostinho de infância. Uma das receitas mais procuradas e famosas é a porchetta. O leitão é desossado e recheado com bacon, linguiça e ervas, seguindo para o forno por horas.

Valentina
A chef Mariana Valentini está à frente das panelas do Valentina, no Itaim. Inspirada na cozinha italiana clássica, apóia-se na comfort food para conquistar a clientela no almoço. Entre as opções, ravióli de carne com tomate e manjeiricão, picadinho na cerveja com arroz, couve e feijão preto e abobrinhas recheadas com palmito.

Ghee Restaurante
Pela decoração já é possível perceber qual a vocação do restaurante. No Hotel Clarion Faria Lima, o Ghee apresenta decoração que lembra as antigas salas de jantar da vovó. No cardápio, clássicos da comfort food brasileira, como o picadinho de carne, a galinhada caipira, o quiabo grelhado e o pernil assado.


Por Angela Miguel

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes