Guia da Semana

Melhores restaurantes de SP em 2011

Confira lista com as dez casas abertas nesse ano que conquistaram o paladar exigente do paulistano.

Durante 2011, São Paulo assistiu à abertura de mais de 40 restaurantes na cidade, dentre novas unidades e casas desconhecidas. No embalo das retrospectivas de fim de ano, o Guia da Semana lista as dez melhores novidades gastronômicas. E, de quebra, dois novos locais fresquinhos que já têm seus salões lotados.

Logo na segunda semana de janeiro, o restaurateur Marcelo Fernandes apresentou o Clos de Tapas. Na Vila Nova Conceição, a casa espanhola traz versões gourmet das tapas, como o foie gras de pato no tucupi e o queijo coalho com matizes picantes, amargas, doces e ácidas.

Após fechar seu AK Delicatessen, Andrea Kaufmann volta ao topo com o AK Vila, inaugurado em março. Ainda é possível encontrar algumas receitas judaicas que a levaram à fama, mas a comida variada é que ganha destaque. Com pratos que mudam constantemente, a chef ganha fãs pelo stinco de cordeiro com polenta rústica, pelo trio de camarões sobre arroz negro e pelo tradicional varenique.

Também em março, o Epice ganhou as atenções na rua Haddock Lobo. Sob a batuta do chef Alberto Landgraf, pratos da cozinha contemporânea fazem lotar o pequeno salão. Como destaque, a barriga de porco chega à mesa acompanhada por páprica, grão-de-bico e chorizo espanhol.

Inspirado em steakhouses de Nova York, o Butcher’s Market foi aberto em maio em um galpão do Itaim e já conquistou fãs pelos lanches suculentos e drinques da Big Apple. O Mushroom Burger, feito com 180g de carne, mozarela, molho de tomate e grande quantidade de cogumelos salteados, é o xodó do cardápio.

Maio também foi o mês escolhido pelos sócios do Le Marais Bistrot para lançar a St Honoré, misto de boulangerie, pâtisserie, traiteur e bistrô francês no Itaim. Os doces da chef pâtisserie Amanda Lopes são irresistíveis. O sonho de padaria, a bomba de abóbora e coco e o quindim são alguns dos quitutes criados.

Em junho, o Sotero Cozinha Original chegou para explorar a cozinha brasileira e baiana em receitas como o Arroz de Hauça (camarões, carne-seca e arroz de coco) e a Tainha na Gamela (servida inteira sobre cama de farofa de mainha). A casa ainda apresenta feijoada nas versões paulista e baiana.

No mês seguinte, o lusitano Vitor Sobral aterrizou em São Paulo com a filial de sua casa de Lisboa, o Tasca da Esquina. No Jardim Paulista, clássicos e releituras contemporâneas portuguesas chegam às mesas, como a alhada de camarão, o polvo com batatas e a posta de bacalhau coberta com fatias de paio.

Também em julho, Juraci Pereira, ex-Jun Sakamoto, assumiu a frente do Aya Japanese Cuisine, em Pinheiros. De decoração sofisticada e intimista, o restaurante serve sushis e sashimis especiais, como o carpaccio de robalo, a salada de ostras frescas e os sashimis de camarão de água doce e olho de boi. De quebra, 15 tipos de saquês.

Em agosto, o chef Paulo Barros inaugurou ao lado de Paulo Kress o Italy, na Oscar Freire. Na mesma casa onde funcionou o General Prime Burger, o local sugere delícias napolitanas com preço justo, como o risoto de rúcula com carré de leitão e o tortelli de javali na manteiga.

No mesmo mês, Danielle Dahoui abriu o Ruella Caffé & Bistrô. A casa de Pinheiros é a única “filial” destacada na lista. O cardápio traz clássicos irresistíveis da matriz da Vila Olímpia, como o confit de pato ao molho hoisin, e itens de boulangerie, como quiches, omeletes e panquecas. De quebra, a decoração charmosa traz florido jardim francês.

Em tempo

O fim do ano também guarda duas boas novidades para a cidade. No fim de novembro, em Pinheiros, o Brado Restaurante estreou receitas autorais com ingredientes frescos do chef Pedro Vita. Já na primeira semana de dezembro, o 00 São Paulo abriu as portas na Alameda Itu e trouxe receitas contemporâneas celebradas da matriz carioca.

Veja abaixo outras casas que abriram as portas em 2011.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Por Angela Miguel
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Novidade: Restaurante Kyokuto, em Pinheiros, aposta em pratos típicos do Japão e Coreia

Rafael Dalla é quem assina o cardápio itinerante

4 restaurantes em São Paulo para comer bem e ainda ajudar refugiados

Conheça casas que oferecem comidas típicas dos lugares de onde seus proprietários vieram

Restaurante no Eataly lança novo cardápio com pizzas gourmet; confira!

Ovos mexidos, pera, quinoa e azeite trufado estão entre os ingredientes inusitados

Casquinha, sundae e milk-shake: Burger King lança linha de sobremesas com creme de avelã; confira!

Novidades já estão disponíveis em todas as lojas da rede por tempo indeterminado

Com pizzas de estilo napolitano e mais de 15 sabores de gelato, Forneria Pellegrini é nova opção gastronômica em SP

Casa no Baixo Pinheiros é opção para os amantes da culinária italiana

KFC lança sanduíche inédito no Brasil; confira!

Com hash brown na lista de ingredientes, o Dirty Louisiana já está disponível em todas as lojas da rede ;)