Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

O Museu do Índio volta a apresentar para o público a exposição A Presença do Invisível, que mostra a Vida Cotidiana e Ritual dos Povos Indígenas do Oiapoque. Karipuna, Palikur, Galibi-Marworno e Galibi-Kali´na habitam a bacia do rio Uaçá e do baixo curso do Oiapoque. De trajetórias, línguas e crenças diferentes, esses povos revelam o resultado de várias migrações e fusões.

O espaço foi adaptado para transmitir de forma exata o conceito da mostra. De um lado está instalado o espaço do lakuh (o pátio) onde é realizado o ritual do Turé (festa de agradecimento aos seres invisíveis pelas curas xamânicas dos pajés), do outro é a casa, onde se realizam, além das atividades domésticas, a prática de curas tradicionais. Os dois espaços estão relacionados ao mundo invisível pela presença do xamã ou pajé.

Recorrendo a tecnologias de reprodução de efeitos da natureza, a exposição pretende aliar tradição e modernidade numa caracterização teatral dos ambientes. O público é convidado a interagir nas passagens propostas ao longo do percurso da exposição. Os 12 ambientes reúnem mais de 200 itens culturais como cuias, escudos, armas, cerâmicas, cestarias e outros artefatos.

Foto: Divulgação

Mapa do local

A Presença do Invisível

Data Sáb 10 Jan 2009
Por tempo indeterminado.

Preço(s) R$ 3,00. Grátis aos domingos.

Horário(s) Terça a sexta, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.

Exposição: Outros

Endereço
Rua das Palmeiras, 55, Sul 22270-070

Telefone (21) 3214-8702