Guia da Semana

A próxima edição do Rock in Rio acontece nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2017 e, este ano, já vem com novidades, pois este ano acontece na Novidade do Rock, que é o Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Além disso e muitos shows gigantescos, o megafestival ainda promete trazer atrações que vão divertir quem estiver presente nesta edição, indo além da música. Confira só:

PARQUE OLÍMPICO

Segundo a organização do evento, o novo local é duas vezes maior que a antiga Cidade do Rock, também na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e vai facilitar o acesso à festa. A produção informou que o público agora poderá optar pelo sistema de transportes usado durante os Jogos Olímpicos 2016. Além disso, o Rock in Rio contará com metrô 24 horas durante os sete dias de festival.


A nova Cidade do Rock terá o dobro de tamanho da anterior (Foto: Divulgação)

ATRAÇÕES

Esta edição do Rock in Rio vai contar com atrações marcantes para divertir o público entre os shows. São elas: roda gigante, Game Experience, Mega Drop, montanha-russa, capela (onde vão ser realizados casamentos!) e também a tradicional tirolesa. Confira aqui o mapa completo do festival.

GAME XP

A ideia é criar uma experiência inédita em eventos de games no país. No espaço, que ocupará duas das arenas olímpicas, que passam a estar integradas na nova Cidade do Rock, os visitantes encontrarão atrações como uma arena de eSports, auditórios para talk shows com produtores, criadores e outros profissionais do segmento, disputas entre celebridades, estandes de grandes marcas para venda e demonstração de novidades e lançamentos, entre outras coisas. Tudo isso disponível para todos os visitantes do Rock in Rio nos sete dias de evento.


Rock in Rio Game Experience (Foto: I Hate Flash/Divulgação)

ROCK DISTRICT

Um bairro chamado Rock District ganhará vida na nova Cidade do Rock. A organização promete mais conforto, mais espaço, mais energia boa e muito conteúdo. Nesta área haverá uma surpresa em cada esquina. A primeira delas, um palco que receberá shows intimistas e bem descontraídos de grandes artistas nacionais: Dinho Ouro Preto, Rogério Flausino, Wilson Sideral, Rodrigo Santos, George Israel, as bandas Jamz e Kisser Clan, Evandro Mesquita, The Fabulous TAB e The Silva’s. Eles levarão para o público seus shows paralelos à carreira com suas consagradas bandas. O palco terá ainda a Rock Street Band, uma banda formada especialmente para o Rock in Rio que fará duas apresentações por dia.

ELETRÔNICA

Com a nova configuração da Cidade do Rock, o espaço será maior e os DJs poderão levar suas bandas, tornando a experiência com a música eletrônica ainda mais envolvente e transformadora. Durante sete dias, dezenas de artistas se apresentarão na Eletrônica nesta edição do Rock in Rio. House, techno, hip hop, brazilian bass, deep house e chill out são alguns dos estilos que serão ouvidos.

Entre os destaques do palco, The Black Madonna, do alto dos seus quase 40 anos, fecha a primeira noite Rock in Rio, no dia 15 de setembro. A vencedora do prêmio DJ do ano, em 2016, pela Mixmag, a maior e mais importante mídia mundial de música eletrônica, e artista do ano pela thump, a DJ de Chicago é uma expoente feminista e o melhor ícone do movimento gay no meio. Seu trabalho mistura techno, disco e house de forma elegante e a veterana DJ defende que faz música para todos, incluindo as mães que amamentam seus filhos, que, segundo ela, devem viver, sim, a experiência da cena eletrônica.

DIGITAL STAGE - Espaço para Youtubers

O espaço que traz para o mundo real a cultura digital através de apresentações que vão de músicos a vloggers, de grupos de dança a comediantes, verdadeiros fenômenos do entretenimento online, que utilizam as redes como principal canal de comunicação e interação com o público e que são admirados e seguidos por milhares de fãs. Estão confirmados nomes como Whindersson Nunes, Christian Figueiredo, Poladoful e Felipe Castanhari, que encerrarão a programação do palco, sendo um em cada dia de festival. Serão quatro horas de atrações diárias. Os fãs também poderão interagir e conversar com os artistas, além de tirar fotos e pegar autógrafos nos vários Meet & Greet que serão organizados pelos patrocinadores do espaço.

GOURMET SQUARE

O festival agora conta com um enorme espaço gastronômico. Instalado em um ambiente climatizado com mil metros quadrados, o Gourmet Square tem cerca de 500 lugares sentados e nada menos do que 14 bares e restaurantes. As iguarias gastronômicas vão desde comida vegana, passando pela culinária japonesa, a pratos bem brasileiros, como feijoada e comidas nordestinas – no total, são mais de 80 possibilidades de refeições ao longo dos sete dias de evento. Saiba mais.

Saiba como será o Gourmet Square, espaço gastronômico do Rock in Rio 2017
O Feijú do Benola, do chef Pedro Benoliel, traz um peito de boi com batata calabresa salteada no paio (Foto: Divulgação/Rock in Rio)

DRONES

Para os sete dias de Rock in Rio a produção do evento preparou um show inédito de drones. A nova tecnologia será uma grande atração nesta edição do festival e terá duração de nove minutos. O espetáculo - que jamais foi visto ao vivo em qualquer país da América Latina - acontecerá no intervalo entre o terceiro show e o headliner do Palco Mundo. A dança de luz e cor terá uma trilha sonora com um arranjo especial inspirado na música clássica austríaca, passando pela bossa nova brasileira e sendo arrematada pela tradicional música-tema "Se a vida começasse agora", marca registrada do Rock in Rio.

O movimento das luzes seguirá o ritmo do arranjo criado pela orquestra austríaca Passion for Life especialmente para as apresentações. Os drones serão controlados por quatro pilotos e formarão imagens inspiradas no maior evento de música e entretenimento do mundo — arcos equalizadores, ondas de som, guitarras e a marca do Rock in Rio, entre outros.

ROCK STREET AFRICA

O Rock in Rio 2017 terá um espaço totalmente dedicado à mãe de todos os ritmos. A nova versão da Rock Street vai celebrar a África com shows exclusivos durante os sete dias de evento, tornando o espaço em um ponto de celebração musical que levará aos visitantes identificação com a origem de todos os estilos presentes nos outros palcos do festival.

Dentre apresentações exclusivas de dança e música essencialmente africanos, a cargo dos jovens da Escola Carioca de Danças Negras e do grupo Les Tambours de Brazza (Congo), Roberta Medina subiu ao palco para soltar aos convidados novidades como as 20 casas que ambientarão o espaço, além dos 1600 metros quadrados de espelhos d`água. A Cidade das Artes recebeu também exemplos fidedignos das fachadas das casinhas, assinadas por João Uchôa e Glauco Bernardes.


Rock Street (Foto: Divulgação)

Por Marina Marques

Atualizado em 12 Set 2017.