Guia da Semana

Impreterivelmente às 15h do sábado (5), Maria Rita trouxe à tona sua potência vocal e uma apresentação performática no palco montado no Parque da Juventude. A cantora emocionou o público completamente eclético, estimado em 40 mil pessoas de acordo com a produção.

>> Veja os shows que acontecem nesta semana
>> Confira a programação da Virada Cultural 2012
>> Veja as atrações do Palco Elis na Virada 2012
>> Show e exposição de Elvis Presley vêm ao Brasil
>> Madonna marca seu retorno aos palcos do Brasil
>> Marisa Monte faz longa turnê de shows pelo país

Entre anônimos e nomes famosos, como o chef Alex Atala, Fafá de Belém, a jornalista Carla Vilhena, entre outros, a cantora interpretou 29 grandes sucessos que ganharam o Brasil na voz de sua mãe Elis Regina, durante o projeto Viva Elis, que inclui ainda uma exposição contando a vida da cantora.

O que parecia é que Maria Rita sempre esperou por esse momento ao longo de seus quase 10 anos de carreira. O sol brindava os espectadores, que iam de pais, mães, avôs, avós, crianças, jovens, que pareciam falar a mesma língua, quando Maria Rita abre o evento com "Imagem" e "Arrastão", seguindo o mesmo setlist das apresentações de Recife e Porto Alegre.


Maria Rita fez questão de agradecer ao público de cerca de 40 mil pessoas

Na sequência, um imenso coro toma conta do Parque, seguido de lágrimas (da cantora) com o sucesso "Como Nossos Pais". Maria Rita não deixou de comentar as mudanças de data e local onde seria realizado o show, marcado a principio para 22 de abril no Auditório Ibirapuera. “Estamos aqui depois de alterar datas, susto de lá, tanta dedicação. A estrutura requer muita dedicação e a logística é complexa. Posso garantir que não foi sem sofrimento. Obrigado por terem vindo”, agradece.

"Águas de Março" e "Alô Alô Marciano" recepcionam o público com uma chuva de bolinhas de sabão. Uma versão de "Saudosa Maloca" totalmente intimista arranca coros da plateia. Já, a apresentação modesta do hit "O Bêbado e a Equilibrista" arrancou lágrimas de seus olhos e emocionou o público, que a seguiu em coro na canção, intercalando gritos de “Elis Regina” e “Maria Rita”. Emocionada, a filha fez questão de comentar o lado político e humano de Elis. “Ela não era simplesmente um rosto bonito e uma bela voz afinada. Ela era muito mais que isso”, afirma.


A cantora soltou a voz para o público presente em repertório único de Elis

A escorregada na voz em "Me Deixas Louca" pareceu imperceptível ao público, que se emocionou com os versos da canção. E Maria Rita emendou "Tatuagem", confessando que as canções interpretadas por Elis, de certa forma, criam uma grande amizade entre ela e a mãe.

Como não poderia ficar de fora, o hit "Maria Maria", do grande amigo de Elis, Milton Nascimento, figurou no que parecia o número final. Porém, aos gritos de Bis e uma grande salva de palmas ao fim da apresentação, Maria Rita volta fazendo um piano de voz de "Fascinação", seguida de "Romaria" e "Madalena", acompanhadas de uma chuva de papeis em formato de coração.

Ao fim, a grande conclusão é que Elis esteve presente em São Paulo neste sábado. Seja nos olhos do público e de sua filha, nas lembranças dos presentes no evento, vozes ao léu, trejeitos de Maria Rita no palco ou simplesmente no céu azul que presenteou a cidade para esta apresentação única.

Confira o setlist de Maria Rita no Viva Elis em São Paulo:

Imagem / Arrastão
Como Nossos Pais
Vida de Bailarina
Bolero de Satã
Águas de Março
Saudosa Maloca / Agora Tá
Ladeira da Preguiça
Vou Deitar e Rolar
Querelas do Brasil
O Bêbado e a Equilibrista
Menino / Onze Fitas
Me Deixas Louca
Tatuagem
Essa Mulher
Se Eu Quiser Falar Com Deus
Zazueira
Alô Alô Marciano
Aprendendo a Jogar
Doce de Pimenta
Morro Velho
O Que Foi Feito / Maria Maria
Fascinação
Romaria
Madalena
Redescobrir

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 9 Mai 2012.