Guia da Semana

O Jazz, ritmo que germinou com os músicos negros de Nova Orleans, nos Estados Unidos, virou referência, foi difundido por todo o mundo e serviu de inspiração para muitos bares e casas noturnas.

No Brasil não poderia ser diferente e, apesar de não ser tão popular como nos EUA, o Jazz sempre teve seu espaço e público, crescendo a cada ano com festivais e casas que investiram no gênero.

O que antes tinha rótulo de música elitista e para um público mais velho, agora expandiu suas fronteiras e ganhou espaços do mais refinado ao underground. Os requisitos para ter um espaço de sucesso são poucos, mas justos.

"O essencial para uma boa casa de jazz é o clima certo, com uma boa comunicação entre o público e a plateia. Sem isso, você não consegue proporcionar um bom espetáculo”, enfatiza Edgar Radesca, proprietário da tradicional casa especializada de jazz Bourbon Street. Embalado por essa ótica, confira alguns bares que tocam jazz em São Paulo:

Bourbon Street

Com forte inspiração de Nova Orleans, a casa em Moema é uma das mais famosas em São Paulo a tocar o ritmo norte-americano. O espaço foi inaugurado há 18 anos pelo rei do blues B.B King e conta com apresentações diárias de blues, jazz e soul. Por lá já passaram quase 800 atrações, entre elas Ray Charles, Nina Simone, Diana Krall e Johnny Rivers.

Rua dos Chanés, 127 - (11) 5095-6100 Leia mais

Madeleine

A casa é uma das mais premiadas de São Paulo como a melhor música ao vivo, melhor bar para ir a dois, entre outros. Não é para menos: o espaço, na Vila Madalena, é muito arrumadinho e sempre conta com música ao vivo, de terça a sábado.

Rua Aspicuelta, 201 - (11) 2936-0616 Leia mais

Teta

Com um clima mais descontraído e jovem, o bar é a opção para curtir o happy-hour com música de qualidade. Os shows acontecem quase que diariamente. O bar é indicado também para casais curtirem momentos especiais à luz de vela. Enquanto isso, o som de Chet Baker rola no ambiente, e a seleção de bruschettas da casa e a carta de vinhos ajudam a criar um ambiente intimista a dois.

Rua Cardeal Arcoverde, 1265 - (11) 3031-1641 Leia mais

Ton Ton

Louis Armstrong, Ella Fitzgerald e Duke Ellington decoram as paredes da casa próxima ao Shopping Ibirapuera. O espaço, especializado em jazz e blues, também oferece apresentações de MPB e bossa-nova. Nas terças e sábados, enquanto o jazz rola ao vivo, o público pode acompanhar o ritmo saboreando uma Erdinger ou o drink que leva o nome da casa, feito com coconut, licor de kiwi, suco de abacaxi e soda

Alameda dos Pamaris, - (11) 5044-7239 Leia mais

Jazz nos Fundos

Quem passa na frente do estacionamento na Rua João Moura não imagina que no fundo há um clube intimista de Jazz. A casa é decorada com pedaços de avião, ferro de construção e tem exposições de jovens artistas que remontam aos clubes underground dos anos 50. Cervejas nacionais e importadas acompanham petiscos de boteco.

Rua Joao Moura, 1.076 - (11) 3083-5975 Leia mais

All Of Jazz

Em um ambiente intimista, com pôsteres de Billie Holiday e Charlie Parker, o bar recebe o público apaixonado por jazz e MPB. As apresentações acontecem de segunda a sábado. Além disso, o espaço conta com uma pequena sala com cerca de 3 mil títulos de jazz e bossa nova. No menu, 13 marcas de uísque, além de petiscos com nomes inspirados em nomes do jazz, como o Miles Davis (feito de ninhos de Ceratti e coração de alcachofra).

Rua João Cachoeira, 1366 - (11) 3849-1345 Leia mais

The Orleans

O music bar na Vila Madalena pega emprestado o nome da cidade americana onde Louis Armstrong nasceu. O espaço rústico lembra antigas construções de Orleans, com influência da cultura francesa e africana. O jazz é um dos ritmos tocado na casa, que recebe tanto artistas consagrados, como novos talentos. A carta de vinho conta com mais de 60 rótulos, além de ter chopps Stella Artois e Brahma.

Rua Girassol, 398 - (11) 3031-1780 Leia mais

Das Syndikat

Em uma pequena rua dos Jardins, o espaço é frequentado principalmente por quem já conhece a casa com cara de clube nova-iorquino. Os ritmos transitam entre o jazz, blues, tango e música instrumental. As apresentações acontecem em um porão, restringindo o público há cerca de 50 pessoas.

Rua Moacir Piza, 64 - (11) 3042-1705 Leia mais

Le Jazz Brasserie

Pequeno e agradável, o Le Jazz Brasserie oferece em seu cardápio pratos clássicos da cozinha francesa a preços acessíveis. Como o nome diz, tanto o ambiente como a trilha sonora é inspirando pelo jazz, com quadros de músicos famosos nas paredes e música ambiente com clássicos como Herbie Hancock e Miles Davis.

Rua dos Pinheiros, 254 - (11) 2359-8141 Leia mais

Bleecker St. Live Music Club

A casa possui um espaço que conta com cuidados especiais nos detalhes técnicos, como acústica e luz, a fim de valorizar as apresentações das bandas que sobem ao palco. As cores, escolhidas a dedo, e a iluminação leve, ganham destaque em meio a decoração clean faz do local um ambiente acolhedor. Para acompanhar o jazz, uma variedade grande de comidinhas e bebidas.

Rua Inácio Pereira da Rocha, 367 - (11) 3032-3697 Leia mais

Por Leonardo Filomeno e Rafaela Piccin

Atualizado em 6 Mar 2014.