Guia da Semana
Shows
Por Leonardo Paladino

Shows do Dia Nacional da Consciência Negra em São Paulo

Confira a programação com as apresentações que rolam pela cidade.

Paulinho da Viola (Divulgação)

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra diversos eventos são organizados na quinta-feira, dia 20 de novembro, na capital paulista. Assim como de costume, São Paulo recebe um montão de shows gratuitos e pagos nos quatro cantos da cidade.

A fim de te ajudar a escolher a melhor opção para celebrar a data, o Guia da Semana separou os principais destaques da programação de shows no feriadão para você curtir. Tome nota!

Vale do Anhangabaú

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial preparou um evento com diversas apresentações gratuitas no Vale do Anhangabaú. Entre as atrações, estão artistas brasileiros e internacionais, como Inner Circle (foto), Keziah Jones, DJ Hum, Lady Zu e Paulinho da Viola. No mesmo palco do evento também vai rolar um show em homenagem ao Buena Vista Social Club e a Ibrahim Ferrer, com a participação de Ibrahim Ferrer Junior, Fernando Ferrer e Marina de La Riva. A partir das 11h.

Museu Afro Brasil

No Museu Afro Brasil acontece a apresentação musical do grupo congolês Vana Kembo, especializado em instrumentos típicos de percussão, como o Djembé, e o show da rapper norte-americana Toni Blackman (foto), acompanhada pela DJ Simone Lasdenas. A partir das 10h.

Museu da Casa Brasileira

Em forma de celebração o Museu da Casa Brasileira apresenta o show da cantora guineana Fanta Konatê (foto) acompanhada pela Troupe Djembedon. O espetáculo une música e dança, trazendo composições originais de Fanta Konatê que utilizam a fala ancestral das aldeias da Guiné e a linguagem moderna do país africano. No palco, ao lado da cantora e das bailarinas, a trupe de músicos de percussão, sopros e cordas funde o tradicional tambor africano Djembê a elementos jazzísticos. A partir das 11h.

Museu da Imagem e do Som 

Já o MIS organiza uma tarde repleta de chorinho, samba e comidas típicas da Bahia. O samba prevalece na apresentação do grupo Prato Principal (foto), que sobe ao palco para apresentar um repertório que inclui clássicos de Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Nogueira e muitos outros, além de composições próprias. A partir das 17h.

Auditório Ibirapuera

A Orquestra Afro-Brasileira faz uma apresentação gratuita no Auditório Ibirapuera. Formada em 1942 como um grupo voltado para a divulgação da arte e da cultura musical negra brasileira, a orquestra apresenta um tributo a seu criador, o compositor e arranjador Abigail Moura, que esteva à frente do grupo por 30 anos. A partir das 11h.

Centro Cultural da Juventude

O cantor e compositor Chico César apresenta uma releitura de seu primeiro CD, Aos Vivos, lançado originalmente em 1995, no Centro Cultural da Juventude. No show, intitulado "Aos Vivos Agora", o cantor mostra seus maiores sucessos, além de uma versão blues para "Dor Elegante", de Itamar Assumpção e Paulo Leminski, "Paula e Bebeto", de Caetano Veloso e Milton Nascimento, e "Fé Cega, Faca Amolada", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. A partir das 18h.

Memorial da América Latina

Por fim, nos dias 22 e 23 de novembro, durante a Flink Sampa 2014, o Memorial da América Latina recebe os shows de Os Prettos, Max B.O. e Leci Brandão, no sábado. E a apresentação das MCs Sharylaine, Vanessa Gonzaga e Soffia, além do cantor e compositor Jair Oliveira, no domingo. A partir das 12h.


Por Leonardo Paladino

Atualizado em 18 Nov 2014.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows