Guia da Semana

Em 7 de setembro é comemorada a Independência do Brasil. Neste ano, o feriado cai em uma sexta-feira, ou seja, uma ótima oportunidade para prolongar o fim de semana.

>> Veja os filmes que estreiam nessa semana
>> Saiba quais são as estreias do teatro
>> Saiba o que rola na São Paulo Restaurant Week
>> Confira a programação grátis da cidade de São Paulo

Pra você que não vai cair na estrada e quer se divertir aqui na capital, o Guia da Semana te ajuda a escolher o que fazer na cidade. A programação inclui filmes, teatro, restaurantes, shows e até onde levar as crianças. Confira!

Passeios


Exposição reúne obras do astro (Crédito: Divulgação)

A exposição The Elvis Experience acontece no Shopping Eldorado e reúne mais de 500 itens exclusivos do astro do rock vindos direto de seu museu oficial na Mansão Graceland.

A Bienal de Arte de São Paulo começa na sexta no Parque Ibirapuera e reúne obras de 110 artistas, entre eles internacionais e brasileiros

Durante o feriado, o Mercado Municipal de São Paulo recebe a Expocachaça Dose Dupla. Além de palestras, o evento oferece degustação livre da branquinha em 50 stands.

Pra quem quiser fazer uma viagem rápida, a cidade de Campos de Jordão reserva uma programação especial para a data. Na sexta, o cantor Pedro Mariano apresenta o show da turnê Trio. Já para as crianças é apresentado o musical Dudinha e a Galinha Pintadinha. No sábado a programação reserva um tributo ao Tim Maia e o musical infantil Cocoricó.

Cinema


Os Mercenários 2 é destaque no feriado (Crédito: Divulgação)

O feriado é uma boa oportunidade para conferir a estreia Cosmópolis. No longa, o ator Robert Pattinson vive um milionário ameaçado de morte.

Outra grande estreia da semana é o filme O Legado Bourne. No quarto longa da saga, Jeremy Renner substitui Matt Damon no papel principal.

Quem gosta de sequências não pode perder duas superproduções em cartaz: Os Mercenários 2 e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. No primeiro, estão reunidos os maiores astros dos filmes de ação de todos os tempos, como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger e Chuck Norris. Já o segundo filme fecha a saga de aventuras do homem-morcego.

Recorde de bilheteria na França, o longa Intocáveis teve sua pré-estreia no Festival Varilux. Agora em cartaz nos cinemas, o aclamado filme conta a história de amizade entre dois homens muito diferentes.

Restaurantes


A Hamburgueria Nacional está no Restaurante Week (Crédito: Divulgação / Luis Simione)

Até 16 de setembro, 285 restaurantes da capital recebem a 11ª edição do Restaurant Week. Durante o evento, os locais oferecem um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) por valor fechado de R$ 31,90 no almoço e R$ 43,90 no jantar.

Entre as casas participantes do evento, o All Season By Christophe Besse oferece um menu contemporâneo com destaque para o steak tartare, baguete grelhada, batata allumette e mesclum.

Uma boa opção é o Bistro de Paris, que traz opções de pratos, como o Coq au vin à la mode rustique, um frango marinado no vinho acompanhado de cogumelos, bacon, cenoura, cebolinha e batatinhas.

Se você prefere um bom lanche, a sugestão é conferir os sanduíches que a Hamburgueria Nacional preparou para o festival. O Superburguer com queijo, salada e barbecue promete agradar aos paladares insaciáveis.

E se e pedida do feriado for uma boa pizza com a família ou os amigos, a 68 La Pizzeria oferece dois sabores especiais: mussarela de búfala com molho pesto, tomate cereja e parmesão e mussarela de búfala com abobrinha italiana e presunto Parma.

Shows


Tulipa Ruiz se apresenta no Auditório do Ibirapuera (Crédito: Divulgação)

Na véspera do feriado, Frejat sobe ao palco do Credicard Hall para apresentar a turnê A Tal da Felicidade. Já no Dia da Independência, quem se apresenta na cidade de São Paulo é a cantora Roberta Campos, que leva seu show ao Tom Jazz. Outra opção é curtir o som da Tulipa Ruiz no Auditório do Ibirapuera. A cantora paulista repete a apresentação no sábado.

No dia 8, os rappers Criolo e Emicida se juntam no palco do Espaço das Américas para apresentar seus hits. Quem gosta de rap também pode conferir o som do grupo Os Opalas e do rapper Max BO que realizam apresentação gratuita na Praça Victor Civita. Para os amantes da MPB, o cantor Pedro Luís se apresenta no Sesc Belenzinho em show com participação de Mariana Aydar.

Teatro


Musical sobre Jair Rodrigues estreia no Teatro Brigadeiro (Crédito: Divulgação)

Sucesso de público, o musical A Família Addams apresenta uma sessão extra nesta sexta, às 17h, no Teatro Abril. No Procópio Ferreira, Claudia Raia contagia o público à frente do musical Cabaret. Na sexta, estreia Jair em Disparada, no Teatro Brigadeiro. O musical que homenageia Jair Rodrigues conta com Luciano Quirino no papel principal e Claudia Ohana na pele da pimentinha Elis Regina.

Protagonizada por Lilia Cabral, Maria do Caritó está em cartaz no Teatro FAAP as sextas, sábados e domingos.

Outra estreia da semana que é uma boa pedida para o feriado é a peça O Livro de Itens do Paciente Estevão. Com Guilherme Weber e Leonardo Medeiros, a peça cumpre temporada no Teatro do Sesc Belenzinho e tem ingressos a preços populares.

Na sexta, a atriz Denise Fraga realiza a última apresentação da comédia dramática Sem Pensar, no Memorial da América Latina. Para assistir ao espetáculo basta levar 1kg de arroz ou feijão ou uma lata de leite em pó.

Para quem quer dar boas risadas, o stand-up Putz Grill... com Oscar Filho, está em cartaz aos sábados no Teatro Gazeta.

De graça


Senac reúne mostra com figurinos usado por Ney Matogrosso (Crédito: Divulgação)

Quem está sem grana também pode se divertir no feriado aproveitando as programações na faixa que a cidade oferece.

Até dezembro, o Senac de Santo Amaro recebe a exposição Capsula do Tempo. A mostra reúne aproximadamente 30 figurinos utilizados por Ney Matogrosso em seus 40 anos de carreira. Já no CCBB, a exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, que traz 85 peças inéditas no Brasil, faz mais uma virada impressionista onde o público pode visitar o museu por 39 horas consecutivas.

No Sesc Pinheiros, a mostra Tutto Fellini traça um panorama da vida do cineasta italiano Frederico Fellini e reúne 400 itens entre fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo próprio diretor, revistas de época, cartazes, entrevistas, trechos de filmes e vários documentos inéditos.

Uma opção gastronômica na faixa é o evento Encontros de Arte e Gastronomia que acontece no MAM até 10 de novembro. Uma dupla formada por um chef e um artista criam um prato especial e distribuem para o público.

Durante todo o feriado, de 6 a 9 de setembro, o Parque do Ibirapuera recebe o III Festival Mundial da Paz. O evento, que acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil e do mundo, oferece diversas atividades com shows, palestras, oficinas, uma carrinhada de bebês, apresentações artísticas, ioga e jogos cooperativos.

Vale a pena conferir, durante a manhã do dia 7 de setembro, o Desfile Cívico e Militar que acontece no Sambódromo do Anhembi. O evento, em comemoração ao 190 anos de independência do Brasil, reúne mais de 7000 pessoas desfilando, entre militares, entidades civis, escolas públicas e Senai.

Para levar os Filhos


Musical infantil O Chapeleiro Maluco está em cartaz no Teatro Geo (Crédito: Divulgação)

Uma opção de show para levar os filhos no domingo é o Hi-5. Os personagens da série de TV apresentam seu novo espetáculo, Hi-5 Surpresa, no palco do HSBC Brasil.

No Teatro Geo, o musical O Chapeleiro Maluco, com direção de Jarbas Homem de Mello, realiza apresentações aos sábados e domingos. Outro musical que anima a garotada é Galinha Pintadinha, em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado.

Atualizado em 10 Set 2012.