Guia da Semana

Sabe aquela peça de roupa novinha e jamais usada, que só ocupa espaço entre os cabides, mas dá pena de se desfazer? Pois ela vai ter uma segunda chance de se destacar no guarda-roupa.
Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a Nia Projektua promove um curso de remixagem de roupas com as estilistas Ana Piriz e Agus Comas, da marca IN.USE.

A ideia do workshop é que os alunos transformem aquelas suas roupas esquecidas no armário em peças totalmente novas - camisas em saias, calças em jaquetas - com ajuda de máquina de costura e tudo. São duas turmas que recebrão dicas preciosas das estilistas convidadas. Em São Paulo, a dupla trabalha com remixagem de estoques de lojas de marca que se acumulam a cada nova coleção.

Enquanto a Agus coloca a mão na massa com os alunos, Ana participa online, por videoconferência. O projeto - intitulado A Ressurreição das Roupas - já teve uma primeira edição na capital paulista e agora chega a Porto Alegre com a promessa de instigar os alunos para que abusem da criatividade na criação das novas peças, com enfoque técnico e prático.

- O processo é muito intuitivo. As ideias vêm dos alunos, mas a Agus está sempre lá para dar orientações. Os participantes são incentivados a trabalhar com os manequins para irem tateando e descobrindo o que querem fazer com suas peças - explica Tatiana Laschuk, nome por trás da Nia Projektua junto com Camila Konradt.

Cada turma é formada por apenas dez alunos. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3239-4101.

Até o dia 5 de dezembro, as inscrições custam R$ 350,00. Para matrículas feitas após esta data, o investimento é de R$ 390,00. Entre os materiais pedidos aos participantes estão de 3 a 5 peças de roupa (para serem transformadas), aviamentos em desuso (botões, cadarços, fitas), material de costura, câmera fotográfica digital e material para anotação.

Mais informações no site do Nia Projektua.

Por Gabriela Haas

Atualizado em 10 Abr 2012.