Guia da Semana

No Rio de Janeiro, a Lapa é parada obrigatória a qualquer visitante que busca uma noite regada a cerveja e diversão. Em meio às ruas estreitas e casarões, um dos bairros mais antigos da cidade é também um dos redutos boêmios mais conhecidos mundo a fora.

Do tradicional ao moderninho, conheça 8 bares na Lapa que você precisa conhecer!

Bar das Quengas

Além dos pratos que saem da churrasqueira a carvão, a decoração inusitada faz referência às meninas que batizam O Bar das Quengas. Varais com roupas íntimas enfeitam as janelas do casarão onde são servidas garrafas de Serramalte, Bohemia ou Original.

Avenida Mem de Sá, 175 - (21) 2232-0670 Leia mais

Bar da Boa

O Bar da Boa é um espaço-conceito da Cervejaria Antarctica. O espaço mescla traços contemporâneos com elementos clássicos, primando pela descontração típica dos cariocas. O cardápio apresenta os tradicionais petiscos, bem como pratos exclusivos, como o Bolinho de Feijoada. Outra atração gastronômica é o Samba de Dois - batatas fritas com iscas de peixe, tudo embalado em jornal.

Avenida Mem de Sá, 69 - (21) 2221-2542 Leia mais

Leviano Bar

O Leviano Bar proporciona aos seus clientes vista para os Arcos da Lapa, Catedral Metropolitana e Fundição Progresso. A casa é considerada um bar balada com programação que oferece ao público festas com DJs e atrações diversificadas. No cardápio de bebidas, os destaques são os drinks, como o Amante, com vodca Absolut de baunilha, abacaxi, açúcar de gengibre, hortelã e água tônica. Entre os petiscos, o espetinho frango e o espetinho de queijo coalho empanado ao molho de goiaba e gengibre são os mais pedidos.

Avenida Mem de Sá, 47 - (21) 2507-5779 Leia mais

Boteco da Garrafa

No Boteco da Garrafa o chope não tem vez. A casa, que só serve cerveja em garrafas, tem um ambiente decorado com imagens tradicionais da Cidade Maravilhosa. Além das bebibas tradicionais, a casa oferece cardápio de petiscos.

Avenida Mem de Sá, 77 - (21) 2507-1976 Leia mais

Arco-Íris da Lapa

Um dos bares mais concorridos no bairro, o O Arco-Íris da Lapa reúne um público mais jovem em busca de um local para o esquenta antes da noitada carioca. A carta de cervejas é diversificada e conta como rótulos como a a argentina Quilmes e a uruguaia Norteña. Uma ótima pedida para começar a noite!

Avenida Mem de Sá, 72 - (21) 2253-8908 Leia mais

Choperia Brazooka

Considerada uma das maiores da Lapa, a Choperia Brazooka possui quatro andares em forma de mezaninos. No cardápio, de clássicos da cozinha de botequim à opções mais elaboradas, como o assado de cordeiro e o hambúrguer de picanha.

Avenida Mem de Sá, 70 - (21) 2226-9691 Leia mais

Bar Luiz

Fundado em 1881, o Bar Luiz é ponto de referência na memória e no cotidiano do carioca. A casa prepara pratos simples e típicos da culinária alemã, como o eisbein com o chucrute, salsichão com salada de batata e kassler. Para beber, o chope é o destaque e os garçons são treinados para tirá-lo de acordo com a preferência do freguês.

Rua da Carioca, 39 - (21) 2262-5268 Leia mais

Barzinho

Em meio aos tantos botecos tradicionais, o Barzinho se destaca como o reduto moderninho e baladeiro da Lapa. Com cara de balada, o bar oferece cerveja gelada e petiscos - obrigação nas redondezas. A decoração é divertida e atrações musicais agitam o local todos os dias da semana.

Em meio aos tantos botecos tradicionais, o Barzinho se destaca como o reduto moderninho e baladeiro da Lapa. Com cara de balada, o bar oferece cerveja gelada e petiscos - obrigação nas redondezas. A decoração é divertida e atrações musicais agitam o local todos os dias da semana.

Rua do Lavradio, 170 - 21 2221-4709 Leia mais

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 22 Mai 2015.