Guia da Semana

A vida corrida e a má alimentação são fatores que contribuem com incontáveis doenças da vida moderna, e uma delas é a hipertensão. A pressão alta, como é mais conhecida, é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade.

A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças. Se você já sofre desse mal ou quer aprender como enfrentá-lo, o primeiro passo é cuidar da alimentação.

O que cortar do cardápio

O sal aumenta a retenção de líquidos no organismo, o que influencia diretamente a pressão, fazendo-a subir. Porém, tão importante quanto cortar o sal durante o preparo dos pratos, é evitar os alimentos prontos e os que são conservados à base de sal. Sendo assim, corte o excesso de sal, molho inglês, shoyu, ketchup, caldos de carne e legumes, alimentos industrializados com alto teor de sódio, embutidos, enlatados e bebidas alcoólicas.

Depois disso, é hora de consumir alimentos saudáveis para se livrar desse mal. Confira a galeria com 10 alimentos que são aliados na hora de combater a pressão alta (hipertensão).

Por Marina Marques

Atualizado em 26 Ago 2015.