Guia da Semana

Mais uma Mostra Internacional de Cinema está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de conferir aquele filme que acabou saindo da sua lista. Além do mais, no final do evento, acontece uma repescagem, com sessões extras dos mais votados pelo público. Confira o balanço do Guia da Semana e escolha a sua próxima sessão!

Algum Lugar Belo

(Somewhere Beautiful, Albert Kodagolian, Argentina, 2014, 80 min)

Avaliação: Muito Bom

Um dos destaques da competição Novos diretores é "Algum Lugar Belo". Na beleza do cenário da Patagônia, Albert Kodagolian trata de um triângulo amoroso, além de refletir o sentido da vida.

Pássaro Branco na Nevasca

(White Bird in a Blizzard, Gregg Araki, EUA, 2014, 91 min)

Avaliação: Muito Bom

O novo longa de Gregg Araki volta a dedicar-se aos conflitos da vida a partir de atuações densas e roteiro surpreendente. Eva Green e Shailene Woodley estão impecáveis. Leia a crítica do filme.

Dois Dias, Uma Noite

(Deux Jeurs Une Nuit, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Bélgica, 2014, 95 min)

Avaliação: Excelente

Como um dos concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o novo longa dos irmãos Dardenne segue com o ritmo de seus longas anteriores. Aqui, os deveres do cotidiano tomam proporções gigantescas. Imperdível!

Dois Amantes e Um Gato

(Pa-Su-Ka, Ahn Seon-Kyoung, Coréia do Sul, 2013, 97 min)

Avaliação: Excelente

Outra surpresa da competição Novos Diretores, o coreano "Dois Amantes e Um Gato" retrata a repressão cultural do Oriente, em uma tocante história sobre as relações familiares e as diferentes formas de amor.

Força Maior

(Turist, Ruben ÖstlundSuécia, 2014, 118 min)

Avaliação: Excelente

Outro forte candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o sueco "Força Maior" também dedica-se aos conflitos familiares. O excelente roteiro revisita os ácidos diálogos de Bergman, Vinterberg, Von Trier e Allen.

Jamie Marks Está Morto

(Jamie Marks is Dead, Carther Smith, EUA, 2014, 100 min)

Avaliação: Bom

O terror indie/cult de Carter Smith é o filme perfeito para quem busca diversão na mostra. Com Judy Greer e Liv Tyler, o longa é um romance mórbido entre um garoto morto e outro vivo. Fofo!

A Gangue

(Plemya, Myroslav Slaboshpytskiy, Ucrânia, 2014, 132 min)

Avaliação: Muito Bom

De ritmo quase excessivamente lento, o thriller ucraniano chama a atenção por não utilizar diálogos falados – tudo é dito em linguagem de sinais e sem legendas. Mas não é preciso compreender o que dizem para sentir a energia destrutiva daqueles jovens. Chocante. Leia a crítica do filme.

Relatos Selvagens

(Relatos Salvajes, Damián Szifrón, Argentina/Espanha, 2014, 122 min)

Avaliação: Excelente

O representante argentino no Oscar é capaz de fazer o público explodir em gargalhadas e ainda refletir sobre suas atitudes. O filme reúne seis histórias de reações exageradas a situações cotidianas e foi produzido por Pedro Almodóvar. Leia a crítica do filme.

À Procura

(The Captive, Atom Egoyan, Canadá, 2014, 112 min)

Avaliação: Ruim

Atom Egoyan é figurinha carimbada em festivais, mas “À Procura” não justifica sua presença na Mostra. O filme, com jeito de blockbuster, mostra uma investigação cheia de mistérios que se resolve de repente – deixando o público com cara de interrogação. Leia a crítica do filme.

Livre

(Wild, Jean-Marc Vallée, EUA, 2014, 115 min)

Avaliação: Bom

Reese Witherspoon tem sua chance de provar que é uma atriz forte no novo filme do diretor de “Clube de Compras Dallas”. O problema é que a história, mesmo que bem contada, é previsível demais. Leia a crítica do filme.

Encontros Com um Jovem Poeta

(Meetings With a Young Poet, Rudy Barichello, Canadá, 2013, 85 min)

Avaliação: Bom

Para amantes de poesia e do teatro, esta é uma pequena pérola. Recheado de versos e imagens expressivos, o filme mostra a amizade entre um escritor iniciante e o dramaturgo Samuel Beckett.

O Retorno de Antígona

(Na Kathese Kai Na Koitas, Yiorgos Servetas, Grécia, 2013, 90 min)

Avaliação: Bom

Dando continuidade à onda pessimista no cinema grego, o filme mostra uma cidade de interior onde a violência se tornou rotina e o povo se conformou em fechar as portas e os olhos. Antígona volta para lá depois de muitos anos, mas sua postura contestadora acaba trazendo problemas. Leia a crítica do filme.

Permanência

(Leonardo Lacca, Brasil, 90 min)

Avaliação: Muito Bom

"Permanência", infelizmente, foi o único filme brasileiro que conferimos na Mostra até agora - a surpresa, entretanto, não foi menor. Com Irandhir Santos, a estrela de "Tatuagem", o longa retrata um triângulo amoroso e reflete as relações duradouras da vida.

Por Ricardo Archilha e Juliana Varella

Atualizado em 29 Out 2014.