Guia da Semana

Quem não ama filmes de terror e suspense? Um dos gêneros mais contemplados do mundo do cinema chega com tudo ao Brasil. Explico: qual foi a última vez que você assistiu a um filme de terror brasileiro? E não vale falar Zé do Caixão! É que a categoria é, e sempre foi, pouco explorada por aqui. E não é à toa. É só ouvir falar de um filme nacional que vai entrar em cartaz e não é preciso ser vidente para saber que, provavelmente, trata-se de uma comédia. Entretanto, com a ascensão do nosso cinema, mais e mais gêneros entram em voga, principalmente no circuito alternativo. E é justamente esse pessoal que está se arriscando por esses caminhos.

+ Conheça 7 filmes brasileiros de terror
+ Confira a estrevista de Fernando Coimbra para o GDS
+ Filmes brasileiros em cartaz nos cinemas

Segundo o diretor Fernando Coimbra, que acaba de estrear o suspense O Lobo Atrás da Porta, a nova geração do nosso cinema não tem medo de se arriscar e utilizar elementos da 7ª arte americana para tratar de assuntos brasileiros. Ainda segundo ele, a tendência é nova e muita coisa está por vir. Já Felipe Bragança, que pretende iniciar a gravação de um terror ainda este ano, é menos otimista. “O que acontece no Brasil é que muitas vezes o risco criativo não é incentivado”, declarou em entrevista para a Rolling Stone. De um lado ou de outro, o Guia da Semana te conta um pouco mais, e te mostra quais são os filmes do estilo que já estrearam e os que ainda estão por vir. Confira!

O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra (2014)

O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo e Sylvia, vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado, que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa, que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio. Com Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré.

Confira a crítica do Guia da Semana!

Entre Nós, de Paulo Morelli (2014)

No filme do diretor de Trabalhar Cansa, outro que pode se enquadrar no tema, sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo para celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá, eles escrevem cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em uma tragédia após a morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem dez anos depois para lerem as cartas. Com Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro e Paulo Vilhena.

Confira a crítica do Guia da Semana!

Gata Velha Ainda Mia, de Rafael Primot (2014)

Glória Polk é uma escritora decadente, que resolveu voltar a escrever um livro de ficção após 17 anos de ausência. Um dia, ela resolve abrir sua casa para Carol, uma jovem jornalista que mora em seu prédio e é casada com seu antigo esposo. Empolgada com a oportunidade, Carol logo se dá conta que Glória possui uma faceta obscura, que fez com que tivesse imensa dificuldade em se relacionar com outras pessoas ao longo dos anos. Com Regina Duarte, Bárbara Paz e Gilda Nomacce.

Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra (2014)

Júnior volta a morar com a família depois que perdeu o emprego e se separou da esposa. Ao chegar na casa que um dia já fora seu lar, ele se sente um estranho e passa seus dias no sofá do velho Sênior remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina Bruna. Após achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior passa a querer saber tudo sobre a história da família e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, passando a confundir delírio e realidade. Com Marat Descartes, Antonio Fagundes e Sandy.

Confira a crítica do Guia da Semana!

Mar Negro, de Rodrigo Aragão (2013)

Neste verdadeiro terror de gênero, uma mancha negra chega ao litoral de um pequeno vilarejo no Brasil, trazendo uma estranha doença que transforma os animais marinhos em predadores assassinos. Para sobreviver e salvar sua amada, Albino, arrisca sua vida e sua alma para lutar contra os monstros. Com Kika Oliveira, Walderrama dos Santos e Tiago Ferri.

+EM BREVE

Nervo Craniano Zero, de Paulo Biscaia Filho

Uma escritora de sucesso Bruna Bloch tem um plano sórdido para evitar que perca a criatividade e assim saia da lista dos mais vendidos. Sabendo da existência de um chip que altera a inspiração das pessoas quando implantado no cérebro, ela procura o criador Dr. Bartholomeu Bava, atualmente sem licença médica após um acidente nas pesquisas para criação do tal chip. O problema é que Bruna não pretende fazer a experiência, mas realizá-la em outra cobaia humana, a jovem Cristi. O filme não tem nada de suspense e promete ser um terror no melhor estilo trash e com muito sangue! Com Guenia Lemos, Uyara Torrente e Leandro Daniel Colombo.

O Porão, de Felipe Bragança

Trata-se de outro filme em que o horror e o fantástico unsem-se no Brasil. O diretor de A Alegria e Desassossego (Filme das Maravilhas) pretende narrar, em forma de pesadelo, a trajetória de um policial com histórico de violência que aceitara particiar de um golpe. O elenco ainda não foi definido

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 17 Jul 2014.