Guia da Semana

Quando um relacionamento chega ao fim, é normal se sentir triste e até meio desamparado, independentemente de quem fez a opção pelo término. Mas o que fazer quando o luto persiste por meses, ou mesmo anos?

+ Veja quais são os erros mais comuns nos relacionamentos
+ O que você faz para melhorar a autoestima e o humor em dias difíceis?
+ Dez alimentos anti-estresse

Para a terapeuta de casais Cristiane Maluf Martin, de São Paulo, é normal sentir falta do ex até se o relacionamento foi ruim. "Necessitamos de algo para nos preencher, mesmo que, para isso, sacrifiquemos nossa identidade. Muitas vezes, delegamos ao outro o controle da nossa vida e, quando o relacionamento chega ao fim, o sentimento é de total abandono. Isso implica responsabilizar o ex-parceiro pela minha carência, pelas minhas angústias e até mesmo pela minha história antes de conhecê-lo", observa.

Segundo a especialista, é importante ter consciência de que, se a relação acabou, cada uma das partes tem 50% de culpa. "Os relacionamentos são feitos de mão dupla, jamais de mão única. Portanto, se você estiver enfrentando o fim de um relacionamento, limite a sua culpa pela metade e, com certeza, será menos infeliz. Aproveite o momento para se valorizar e se conhecer sem o outro. Isso fará com que você se aproxime mais da pessoa mais importante da sua vida, que é você mesmo", orienta.

Dicas para esquecer o ex

Confira outras dicas da terapeuta de casais Cristiane Maluf Martin para esquecer o ex de vez e voltar a ser feliz:

- Busque sempre a felicidade mesmo que, para isso, tenha que passar por grandes sofrimentos. Ou seja, permita-se o vazio. No final, vai perceber o quanto é incrível estar com você mesmo.

- Ame-se e ame a vida, respeite-se e tenha fé. Nós, seres humanos, somos resultado de nosso físico, mental e espiritual - e esses devem estar em perfeita harmonia.

- Trabalhe para se distrair e medite para aprender a curtir o tempo sozinho. Faça planos, tenha metas, busque objetivos que muitas vezes você adiou em função do outro.

- Cultive amizades verdadeiras, com as quais você tenha sintonia.

- Encare a situação como um crescimento individual muito grande.

- Procure estruturar sua vida e não cair rapidamente em outro relacionamento.

- Procure se descobrir e gostar cada vez mais de si mesmo.

- Tente se entregar a tarefas simples e prazerosas para fortalecer a sensação de bem-estar: caminhadas, leituras, dança, coleções, etc.

- Não saia por aí contando intimidades do ex a qualquer um. Pode ser bastante tentador, mas depois você se arrependerá.

- Vire a página e esqueça o ontem. Apenas o hoje está em suas mãos e você é a único responsável pela sua felicidade.

- Se se sentir muito deprimido, procure um terapeuta.

Por Conceição Gama

Atualizado em 3 Out 2014.