Guia da Semana

Centenário de Jorge Amado

Exposição e novas edições de livros homenageiam os cem anos do nascimento do escritor

Baiano de Itabuna, Jorge Amado completaria cem anos em 10 de agosto de 2012. Falecido quatro dias antes de seu aniversário em 2001, o escritor recebe homenagens desde o ano passado e as comemorações do centenário ao redor do país não param.

Terra natal
Entre 04 e 12 de agosto, a cidade de Ilhéus (BA), uma das inspirações do escritor, sedia o projeto Amar Amado que traz uma programação cultural com shows de músicos como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Família Caymmi e Orquestra Sinfônica da Bahia. Além disso, acontecem atividades nas áreas de gastronomia, literatura, cinema e teatro.

Para começar, o músico Moraes Moreira toca na Praça da Catedral, no sábado (04/08), às 22h. Também é encenada a peça Capitães de Areia, dirigida pela neta Cecília Amado,no Teatro Municipal de Ilhéus, nos dias 09, 10 e 11 de agosto. A programação completa você confere aqui.

Cinema
Entre 07 e 12 de agosto, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra 100 anos de Jorge Amado: O romance, a Bahia e o Cinema, e exibe 11 filmes adaptados de suas obras como Tieta do Agreste, Capitães de Areia e Dona Flor e seus Dois Maridos

Literatura
Alguns de seus livros ganharam novas edições como Navegação de CabotagemMar MortoOs Velhos MarinheirosO Compadre de Ogum e a correspondência inédita Jorge & Zélia, organizada por João Jorge Amado, todos pela Cia das Letras.

Teatro
Nos palcos, os atores Marcelo Faria, Fernanda Vasconcelos e Duda Ribero interpretam Dona Flor e seus Dois Maridos, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luis, até 12 de agosto. Depois a peça viaja para Belém, Recife e Natal.

Televisão
No ar na TV Globo a minissérie Gabriela presta homenagem ao autor. Nesta versão, a história é protagonizada pela atriz Juliana Paes e escrita por Walcyr Carrasco. No segundo semestre, a exposição Jorge Amado e Universal vai para Salvador, no Museu de Arte da Bahia

História
Jorge Amado lançou seu primeiro romance, O País do Carnaval, em 1931. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas e adaptados para diversas peças de teatro, cinema e séries de televisão. Tieta do AgresteDona Flor e seu Dois Maridos e Gabriela ganharam versões no cinema e na televisão, estrelados pelas atrizes Sônia Braga e Betty Faria, que interpretou também Tieta na TV Globo. Tereza Batista e Tenda dos Milagres ganharam o formato de minisséries e Tocaia Grande se transformou em uma novela da rede Manchete.

Militante comunista e Obá – posto civil no Ilê Axé Opô Afonjá-, Jorge Amado foi exilado para Argentina, Uruguai, França e Tchecoslováquia, onde nasceu sua filha Paloma, a terceira do casamento com Zélia Gattai. Em 1961 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira de número 23, e faleceu em 6 de agosto de 2001.

Atualizado em 10 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

FC Barcelona convida Chapecoense para o Troféu Joan Gamper 2017

Clube espanhol pretende colaborar com a reconstrução do time catarinense

Molejo canta Lady Gaga no "Encontro" e a internet vai à loucura

Grupo fez mashup com as músicas "Cilada" e "Perfect Illusion"

Escola pública fundada por Shakira, na Colômbia, é eleita a melhor do país

Instituição em Barranquilla recebe alunos em vulnerabilidade social

Marcelo Serrado e Marcos Veras se beijam em protesto contra homofobia

Atores participaram do prêmio "Homem do Ano" da revista GQ

Taylor Swift, One Direction e Adele são os artistas da música mais bem pagos de 2016; veja lista completa

Lucros do trio vão de US$ 80 a US$ 170 milhões

Lady Gaga, Bruno Mars e The Weeknd agitam desfile da Victoria's Secret

Apresentação da nova coleção da grife contou com grandes nomes do pop