Guia da Semana

Dizem por aí que há mais de 365 maneiras diferentes de preparar o bacalhau, uma para cada dia do ano. Em Curitiba, vários restaurantes, bares e mercearias oferecem o melhor da culinária portuguesa, inclusive o bacalhau, cada um oferecendo uma receita diferente.

+ Dicas de onde tomar sopa em Curitiba
+ Dicas de restaurantes no centro de Curitiba
+ O melhor da baixa gastronomia de Curitiba


Por isso, o Guia da Semana selecionou alguns dos melhores locais da capital para apreciar pratos típicos de Portugal. Confira e bom apetite!

Lisboa Gastronomia

Desde de 2008 em Curitiba, o restaurante Lisboa Gastronomia é especializado em gastronomia portuguesa e internacional. No cardápio há diversas opções de entradas e preparações com bacalhau, além de risotos, peixes e grelhados.

Alameda Princesa Izabel, 420 - (410 3078-7117 Leia mais

Olivença

O Olivença é um restaurante em Curitiba especializado na cozinha tradicional ibérica. O grande destaque do menu é o bacalhau, com seis opções de pratos. Dentre as receitas estão o Bacalhau a Lagareiro, com batatas, tomate, cebola, azeitonas pretas e regado com azeite extra virgem. Outro destaque são as Pataniscas de Bacalhau, tapas (ou petiscos) feitos com iscas fritas do peixe.

Rua Teixeira Coelho, 255 - (41) 3016-9988 Leia mais

Camponesa do Minho

O restaurante Camponesa do Minho lembra uma original casa portuguesa. O local serve pratos preparados com ingredientes lusitanos, principalmente o bacalhau. Os destaques do cardápio ficam para o Bacalhau à Gomes de Sá, o Polvo à Gabriela, além dos grelhados, como o Bacalhau na Brasa e o Margarida da Praça.

Rua Padre Anchieta, 978 - (41) 3336-1312 Leia mais

Mercearia do Português

A Mercearia do Português é um bar que lembra muito as mercearias típicas portuguesas. Para entrar ainda mais no clima do país, nada melhor do que o autêntico bolinho de bacalhau.

Rua Chile, 2041 - (41) 3332-1267 Leia mais

Cantina Açores

A Cantina dos Açores reúne um cardápio elaborado por receitas de família. Os pratos principais são Bacalhau à Portuguesa com opções de molho branco e vermelho, Bacalhau à Gomes de Sá com azeite, e o Bacalhau Rapouso com o lombo do peixe assado acompanhado de batata, alho, cebola e ovos cozidos. A sobremesa também é típica, pastel de Belém.

Rua Euzébio da Mota, 306 - (41) 3027-3614 Leia mais

Por Giulia Lacerda Molinari

Atualizado em 11 Set 2013.