Guia da Semana

O Brasil é um país de grande extensão e muita riqueza gastronômica. Cada região possui pratos bem característicos e o uso de determinados ingredientes que são responsáveis por dar o sabor único e inconfundível de cada culinária.

+ Saiba onde comer batata recheada em SP
+ Confira onde comer brigadeiro em SP

A Bahia apresenta em seus principais pratos as pimentas, a tapioca e os peixes. O cuscuz nordestino e a carne de sol fazem a fama do nordeste. O pão de queijo mineiro e os sanduíches de pernil em São Paulo são atrações imperdíveis. Muitos pratos típicos do país podem ser apreciados em restaurantes que servem receitas de regiões e estados específicos ou ainda uma mistura de referências. São Paulo, polo gastronômico do sudeste, apresenta opções de restaurantes que elegeram os pratos brasileiros para compor seus cardápios. Conheça os melhores locais para comer comida brasileira em SP.


Brasil a Gosto

O Brasil a Gosto tem a sua base formada através de raízes familiares. A chef responsável pelo estabelecimento tem uma ligação especial com ingredientes tipicamente brasileiros desde a sua infância no interior de São Paulo e por causa da influência de suas avós do Ceará e Minas Gerais, tomou gosto pela arte de cozinhar. Toda essa diversidade de influências é traduzida nos pratos do restaurante, que serve pratos que com ervas amazônicas e folhas de bananeira para decoração.

Rua Professor Azevedo do Amaral, 70 - (11) 3086-3565 Leia mais

Mocotó Restaurante e Cachaçaria

Inaugurado em 1973, o Mocotó Restaurante e Cachaçaria recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia nordestina para a casa. Comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, a casa traz opções como o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde.

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - (11) 2951-3056 Leia mais

Consulado Mineiro

Espaço especialmente criado para a degustação de pratos da culinária mineira. Além dos pratos típicos, o restaurante é conhecido por oferecer um bom custo x benefício e pelas porções fartas. Todos os pratos alimentam ao menos duas pessoas. Entre as receitas mais famosas está a costela suína que vem com acompanhada de arroz, tutu, couve e linguiça.

Rua Professor Artur Ramos, 187 - (11) 3034-3249 Leia mais

Amazônia

O restaurante Amazônia é especializado na culinária do Pará. O estabelecimento fica no bairro Bixiga, conhecido pelas cantinas italianas, e cria um bom contraponto para a região. Cada prato apresenta temperos únicos, frutos da combinação de influências indígenas, europeias e africanas. Os pratos servidos são paraenses de raiz, receitas já consagradas na região, sem reinterpretações ou invenções.

Rua Rui Barbosa, 206 - (11) 3142-9264 Leia mais

Empório Nordestino

Espaço conhecido por trazer ao público os mais clássicos ingredientes e pratos nordestinos. A carne de sol na brasa é especialidade da casa, que também serve porções generosas de feijão-tropeiro, purê de mandioca e mandioca frita. Tudo isso acompanhado pela deliciosa manteiga de garrafa.

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 144 - (11) 3931-3101 Leia mais

Capim Santo

Instalado nos Jardins, o restaurante Capim Santo traz criações da chef Morena Leite, que os prepara em sua cozinha envidraçada. Pitangueiras, coqueiros, jabuticabeiras e uma grande figueira recriam o ambiente mágico da matriz de Trancoso em pleno solo paulista. O cardápio do restaurante apresenta frutos do mar, carnes, aves e massas. Temperos e ingredientes da tradicional culinária brasileira ganham toques fusion. Entre os principais, a costela de tambaqui com vinagrete de feijão-de-corda, o croquete de palmito pupunha e o vatapá de lagosta.

Alameda Ministro Rocha Azevedo, 471 - 11 3089-9500 Leia mais

Rancho Goiano

Local ideal para entrar em contato com o melhor da culinária goiana. O local serve pratos como o famoso empadão goiano, que é preparado com recheio de frango desfiado, linguiça, costelinha de porco, ovo, queijo e guariroba. A especial massa leva arroz em sua composição.

Rua Rocha, 112 - (11) 3289-5146 Leia mais

Atualizado em 21 Jul 2014.