Guia da Semana

O Carnaval é, sem dúvida nenhuma, a maior festa brasileira. Durante os dias de folia, o evento movimenta mais de R$ 100 milhões na economia de São Paulo e emprega mais de 4 mil pessoas. Além dos lucros, a folia faz a alegria da galera seja na Avenida, nas ruas ou em bailes temáticos nos clubes tradicionais da cidade.

Só no Sambódromo são mais de 120 mil foliões, sendo cerca de 20 mil estrangeiros. Na passarela do samba, celebridades chamam a atenção do público e se misturam aos anônimos da comunidade, que trabalham duro durante o ano para colocarem a escola na Avenida.

Para ajudar quem vai ficar pela capital a se programar, o Guia da Semana preparou um roteiro com o que há de melhor para fazer no Carnaval 2012 em São Paulo.

Desfile do Grupo Especial


Os desfiles no Sambódromo do Anhembi são a atração principal de São Paulo para o Carnaval

Na Sexta, 17 de fevereiro, a passarela é aberta às 23h pela Camisa Verde e Branco, com o enredo "É o amor". Outro destaque da noite é o desfile da atual campeão, Vai-Vai, as 2h15, com o tema "Mulheres que brilham".

Já o desfile de Sábado, 18 de fevereiro, começa com a estreante do Grupo Especial Dragões da Real, campeã do Grupo de Acesso de 2011, com o enredo “Mãe, ventre da vida e essência do amor”. Quem fecha as apresentações é a escola Tom Maior, com “Paz na Terra e aos homens de Boa Vontade”.

Cada escola tem de 55 a 65 minutos para completar seu desfile. A apuração acontece terça-feira, 21 de fevereiro. E já na sexta-feira, dia 24 de fevereiro rola o Desfile das Campeãs, reunindo os dois primeiros lugares do Grupo Especial com as cinco primeiras do Grupo de Acesso.

Carnaval de rua em São Paulo

CARNAVAL-DE-RUA-SP
A cidade também faz festa fora da Avenida e leva diversos foliões para a rua

Entre os dias 4 e 20 de fevereiro dezenas de blocos de rua desfilam nos bairros da capital. Entre os que se destacam, está a Confraria do Pasmado, 12 de fevereiro, Vila Madalena; e a Banda do Candinho, 15 de fevereiro, que reúne foliões no Bixiga.

Outro destaque é o Pholia na Luz, que reúne 15 agremiações e cerca de 11 mil foliões das ruas do Centro de São Paulo. Os grupos desfilam nos dias 11 e 12 de fevereiro por um percurso que segue entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz.

Programação infantil


O Parque da Xuxa apresenta o Bloco da Xuxinha durante todo o feriado

As crianças também não perdem a vez na hora de cair na gandaia. A programação infantil inclui matinês tradicionais em clubes, oficinas de personalização de fantasias e confecção de instrumentos musicais em shoppings.

Os marmanjos que quiserem se juntar as crianças na diversão, uma boa opção é curtir uma matinê. No clube Aramaçan, rola uma apresentação do cover da banda Rebelde no domingo,19, e do sósia do Justin Bieber na segunda, 20.

No Clube Pinheiros, na terça, 21, o baile tem como atração a banda Cia. Musical. No mesmo dia, no Clube Espéria, quem diverte a criançada são os covers dos palhaços Patati e Patatá.

Vários shoppings da capital preparam uma programação especial para o Carnaval. No Frei Caneca, as meninas podem fazer tranças e tererês e os meninos tatuagens coloridas. No Iguatemi, acontece até um desfile de fantasias. Já no West Plaza, a curtição fica por conta do bloco dos palhaços.

O Parque da Xuxa apresenta o Bloco da Xuxinha, que canta marchinhas carnavalescas para as crianças curtirem em volta do parque. Já Hopi Hari, localizado no interior paulista, oferece transporte especial para os visitantes hospedados em hotéis parceiros de São Paulo e Campinas.

Para fechar o Carnaval das crianças em grand estilo, o Circo dos Sonhos, na terça, 21/2, faz uma sessão extra do espetáculo Turma da Mônica no Mundo do Circo.

Por Redação

Atualizado em 28 Fev 2012.