Guia da Semana

O Chile é um país incrível e que possui diversas paisagens de tirar o fôlego, como lagos, vulcões e geleiras. No inverno, seus roteiros ficam ainda melhores, possibilitando que o viajante realize atividades típicas do frio e conheça lugares que ficam ainda mais incríveis com neve!

É possível visitar o destino o ano todo, mas para aqueles que procuram encontrar temperaturas mais amenas e ver neve, a dica é viajar entre os meses de junho e setembro, quando as temperaturas variam entre 10º C e 5º C.

Para quem sempre sonhou em viajar para o Chile, o Guia da Semana fez um roteiro dos lugares imperdíveis por lá. Confira:

SANTIAGO


Foto: Shutterstock

A principal porta de entrada no país é a sua capital, Santiago. A vantagem de incluir a cidade no roteiro pelo Chile é que, além dela ter lugares incríveis, ela também possui em seus arredores cidades que são fáceis de chegar e que contam com programas imperdíveis.

Com a Cordilheira dos Andes de moldura, a cidade é grande, limpa, arborizada e tem um sistema de metrô eficiente, além de pontos turísticos variados, que cada vez atraem mais brasileiros.

VALE NEVADO


Foto: Shutterstock

O Chile possui quatro estações de esqui próximas a Santiago, sendo o Valle Nevado a mais famosa do país. A dica é comprar um pacote em agência caso não queira ficar hospedado por lá - eles realizam o translado e facilitam para aqueles que não querem se hospedar nos vales.

A principal atividade do Valle Nevado é o esqui, sendo possível encontrar pistas com diferentes dificuldades, teleféricos e também aluguel de motos para gelo. No inverno, por ser considerado alta temporada, os preços acabam sendo mais salgados - um passeio de teleférico pode custar 40 dólares.

FARELLONES


Foto: Shutterstock

Farellones é outra opção mais acessível para aqueles que buscam ver neve no Chile. Localizada mais abaixo do Valle Nevado, Farellones é uma cidade que abriga estações de esqui e pousadas charmosas. Por não ser o principal destino de esqui, os preços por lá costumam ser mais baratos.

Apesar da característica em ser um centro de esqui pequeno e familiar, Farellones oferece diversas opções de restaurantes e de lazer noturno, fator que atrai turistas dos centros de esqui vizinhos.

DESERTO DO ATACAMA


Foto: Shutterstock

Ao Norte do país, o Deserto do Atacama é um dos passeios imperdíveis durante o inverno no Chile. Diferente do verão [em que as temperaturas chegam a ser altíssimas], o inverno na região varia entre de 22ºC e 4°. De qualquer maneira, o viajante vai encontrar paisagens incríveis e de tirar o fôlego!

Um dos pontos turísticos fortes do Atacama é o Gêiser Tatio, uma experiência única diante de buracos na terra. Além disso, durante as noites, é possível ter uma visão privilegiada da via-láctea - o local é considerado um dos melhores lugares do mundo para ver estrelas.

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE


Foto: Shutterstock

Na região mais austral da América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile, está a Patagônia. A região é conhecida por suas paisagens geladas e por abrigar cenários fascinantes.

É nesse cenário que está inserido o Parque Nacional Torres del Paine, na parte chilena da Patagônia. O local talvez seja um dos lugares mais maravilhosos que existem no mundo, já que ele ainda guarda uma paisagem selvagem que praticamente não sofreu a ação do homem. Grande parte de sua beleza se deve às suas montanhas nevadas, que emolduram o parque.

PUCÓN


Foto: Shutterstock

O cartão-postal de Pucón é o Vulcão Villarica. Parte de sua fama se dá pelo fato dele ser considerado o maior vulcão em atividade da América do Sul - e um dos maiores do mundo. No inverno, a encosta do vulcão se torna uma das estações de esqui mais badaladas da região. Os próprios hotéis oferecem o transfer para a estação, que fica a cerca de 30 minutos do centro de Pucón.

Assim como nas regiões mais frias do planeta, a cidade recebe alguns atrativos especiais durante a temporada de inverno, como passeios de trenó, quadriciclo em meio à neve, patinação no gelo, entre outros. A dica é reservar antes com as agências de turismo para não correr o risco das vagas esgotarem.

CAJÓN DEL MAIPO


Foto: Shutterstock

Cajón Del Maipo é um lugar incrível próximo a Santiago que muita gente deixa de conhecer quando visita o Chile. Por lá, o turista encontra incríveis lagoas de águas esverdeadas, muita neve durante o inverno e piscinas termais quentinhas.

Em qualquer época do ano a aventura é bem-vinda, mas, durante o inverno, nos meses de junho a agosto, a paisagem esbranquiçada deixa tudo ainda mais incrível.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 2 Mai 2019.