Guia da Semana

Você já ouviu falar em speakeasy? O conceito, criado na década de 20, remete ao período de lei seca nos Estados Unidos, ou seja, quando produzir, consumir e/ou comercializar bebidas alcoólicas era proibido. Hoje, o álcool já está liberado - ainda bem -, mas a moda desses bares escondidinhos pegou pelo mundo inteiro. E em São Paulo, uma das maiores metrópoles do planeta, não seria diferente!

Que tal vivenciar uma experiência diferente? Conheça 10 bares secretos para conhecer em São Paulo e entre no universo do speakeasy:

1. Câmara Fria


Divulgação/Câmara Fria

No andar de cima do bar Original, localizado em Moema, se esconde o Câmara Fria, bar speakeasy que conta com 10 torneiras de chopp artesanal, além de uma carta com 25 rótulos de cerveja. Para comer, o estabelecimento oferece pizzas com massa da Bráz em tamanho “brotinho” e em quatro diferentes sabores, porções de coxinhas, tábuas de frios e pães quentinhos vindos diretamente do bar de baixo.

Câmara Fria

Endereço: Rua Graúna, 137 - Moema
Telefone: (11) 5093-9486
Horário de funcionamento: de terça a quarta, das 18h às 2h, quinta a sábado, das 18h às 3h.

2. Bar do Cofre SubAstor


Pedro Augusto Negri/Divulgação Farol Santander (via assessoria)

Inaugurado em fevereiro de 2019 no subsolo do Farol Santander, o Bar do Cofre SubAstor surpreende por manter as características originais do cofre, como as portas circulares feitas de concreto e aço reforçado e as paredes de mármore. O empreendimento conta com ambiente intimista e foca a carta de drinks nos coquetéis clássicos e criações sofisticadas. Para chegar lá, o cliente precisa descer lances de escada abaixo do hall de entrada do edifício e atravessar as grades de ferro, onde se encontra um bar iluminado ao centro do salão.

Bar do Cofre SubAstor

Endereço: Rua João Brícola, 24, Centro (subsolo)
Telefone: (11) 3553-5627 / (11) 3101-1217
Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 17h à 1h.

3. Frigobar


Reprodução/Site Oficial

Provavelmente este seja o bar speakeasy mais autêntico de SP! No Frigobar, localizado em algum lugar nos Jardins, você só pode entrar fazendo uma reserva com antecedência e depositando uma quantia em dinheiro para consumo. Se sua reserva for aceita, você recebe o endereço, uma lista de regras e uma senha individual por e-mail, que deve ser dita na porta do estabelecimento. Se tudo der certo, o segurança vai te guiar por um corredor escuro através de uma passagem secreta para que você consiga acessar o ambiente, que tem capacidade para aproximadamente 30 pessoas. O bar oferece uma verdadeira viagem no tempo, com ambiente retrô e intimista. Ficou curioso?

Frigobar

Endereço: desconhecido.
Faça sua reserva no site.

4. Bar dos Arcos


Shutterstock | Cleiby Trevisan/Divulgação (via assessoria)

Desde dezembro de 2018 o subsolo do Theatro Municipal passou a abrigar o Bar dos Arcos, que ocupa a estrutura centenária que abrigava os antigos dutos de ventilação do prédio. Indo na contramão dos bares tradicionais da cidade, o espaço promove compartilhamento e sociabilidade entre os clientes - em vez de cadeiras e mesas, os visitantes são acomodados em um labirinto de mesas iluminadas, sem lugares marcados.

Bar dos Arcos

Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República
Horário de funcionamento: terça e quarta, das 19h à 1h; quinta e sexta, das 19h às 2h; sábado, das 19h às 3h.

5. Apotecário


Reprodução/Facebook Espaço Zebra

O Apotecário, instalado no porão do atelier Espaço Zebra, no bairro da Bela Vista, reúne uma capacidade para 30 pessoas em um ambiente intimista. As reservas são obrigatórias para curtir drinks, petiscos, música e arte no local. Para tornar a experiência mais pessoal ainda, os clientes são recebidos pessoalmente pelos donos do atelier. Os eventos acontecem periodicamente, então fique de olho na página do espaço para não perder a próxima edição.

Apotecário

Endereço: Rua Major Diogo, 237 - Bela Vista
Telefone: (11) 3105-5171

6. Buraco


Reprodução/Facebook Buraco

O Buraco, inaugurado em fevereiro deste ano, é um bar escondidinho da Rua Doutor Cesário Mota Júnior, localizado acima de uma loja de perucas. O local, pequenininho e aconchegante, conta com uma carta de drinks exclusiva - todas as bebidas são criações da casa e levam chá na sua composição. É bom saber: o bar bomba no esquenta pra balada!

Buraco

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 281 - Vila Buarque
Telefone: (11) 3223-3321

7. SubAstor


Mauro Holanda/Divulgação SubAstor

O SubAstor, localizado no porão do sofisticado Astor, na Vila Madalena, é frequentado por uma galera mais descolada e moderninha. Com ambiente escuro e muito veludo vermelho, a casa é bem intimista e conta com uma programação musical animada. Na carta de drinks, o cocktail bar oferece de clássicos mundiais a criações bastante diferentes, além de rolar um bom cardápio para beliscar.

SubAstor

Endereço: Rua Delfina, 163 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3815-1364
Horário de funcionamento: terça a quinta, das 20h às 3h, sexta e sábado, das 20h às 4h.

8. Cava Bar


Reprodução/Instagram @cavabarsp | Reprodução/Instagram @cavabarsp

Instalado no subsolo de uma casa da década de 30, no Jardim Paulista, o Cava Bar aposta na simplicidade para se transformar em um reduto da alta coquetelaria. No menu de drinks há coquetéis clássicos, mas também vinhos, saquês e cervejas. Para comer, petiscos feitos com ingredientes frescos e orgânicos.

Cava Bar

Endereço: Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista
Horário de funcionamento: de quarta e quinta, das 18h à 0h; sexta e sábado, das 18h às 2h.

9. Bar Fel


Reprodução/Instagram @viniciustomazi | Reprodução/Instagram @sandrissimo

Escondidinho no Centro de São Paulo, por conta de sua fachada nada evidente, o Bar Fel é o mais novo estabelecimento instalado no Edifício Copan. O foco da casa são os drinks clássicos, que são servidos em um ambiente intimista e à meia-luz. Para comer, os clientes podem saborear tábuas de frios e alguns embutidos.

Bar Fel

Endereço: Avenida Ipiranga, 200, Loja 69 - Centro (Edifício Copan)
Telefone: (11) 3237-2215

10. Raiz Bar


Rubens Kato/Divulgação (via assessoria)

Inspirado nos bares speakeasies americanos, o Raiz Bar ocupa o subsolo do renomado restaurante Jacarandá. É seguindo pelo jardim da casa que você encontra a entrada para um ambiente à meia luz, ousado e palco de bons shows de jazz. O menu de coquetéis traz ótimas surpresas para os fãs de drinks clássicos, mas também conta com receitas autorais.

Endereço: R. Alves Guimarães, 153 - Pinheiros
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h à 1h.

Pra matar a larica pós-rolê: 13 lugares em São Paulo que ficam abertos pela madrugada

Porque depois de beber MUITO, sempre bate aquela fome, né?

Vila Madalena: 24 bares do bairro mais boêmio de São Paulo que você precisa conhecer

Confira os melhores bares para reunir a galera e tomar aquela cerveja gelada, seja durante o dia, a tarde ou a noite!

Bares com ambientes aconchegantes e quentinhos para aproveitar os dias frios em São Paulo

Lugares quentinhos e com bons drinks são perfeitos para os dias mais frios!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 30 Jan 2019.