Guia da Semana
Bares
Por Juliana Sartori

Mais de 5 bares secretos no Brasil e no mundo que você deveria ir pelo menos uma vez na vida

Os chamados "speakeasies" são bares em locais inusitados, onde é preciso de uma senha para entrar!.

Os bares secretos geralmente estão em lugares inusitados e escondidos, tornando a experiência ainda mais interessante (Reprodução)

Você já ouviu falar sobre bares secretos? Os chamados "speakeasy" surgiram na época da lei seca nos Estados Unidos, nos anos de 1920, período que durou 13 anos e proibia venda, consumo, fabricação e transporte de bebidas alcoólicas. Instalados nos fundos de restaurantes ou porões, os estabelecimentos - na época clandestinos - surgiram para burlar a lei e continuar servindo drinks para os clientes. Na maioria deles, as pessoas só podiam entrar com senha ou como convidado.

Inspirados nesse conceito curioso, muitos bares foram inaugurados como "points secretos". Países como Brasil, Argentina e França possuem estabelecimentos que funcionam nesse estilo. E não podemos negar que é um passeio para lá de interessante. 

Confira algumas opções de bares secretos no Brasil e no mundo para ir pelo menos uma vez na vida:

São Paulo

Frigobar


O Frigobar foi inaugurado em São Paulo em 2015. Inspirado no conceito de "Speakeasy", para conhecer o point, é preciso enviar um e-mail de reserva e pagar adiantado R$ 150, que são convertidos em welcome drink, 3 coquetéis, couvert, sobremesa, café e algumas surpresas (como torre de champagne, apresentações de dança..). Com a reserva confirmada, você recebe uma senha super secreta que deve ser informada na porta do local no dia e hora informados. Não há cancelamentos e aqueles que não forem (ou chegarem atrasados) perdem o dinheiro. Para tentar entrar, basta enviar um e-mail para frigobarsp@gmail.com. 

Endereço: Rua Bela Cintra, 1.705 - Jardins

Espaço Zebra


Embaixo de um atêlie e loja na Bela Vista, o Espaço Zebra reúne poucas pessoas, drinks e petiscos no melhor estilo homemade. Recebidos pelos donos do local, os visitantes entram em um espaço subterrâneo que serve de mercenaria também. Arte, música, pessoas novas se reúnem no lugar em busca de uma experiência única. Para saber quando vai rolar a próxima edição, basta ficar de olho no facebook do espaço.

Endereço: Rua Major Diogo, 237 - Bela Vista

Buenos Aires

Frank's Bar


Com esquema de uma senha por semana, o Frank's Bar divulga dicas em seu facebook e twitter - e, no fim, a charada é sempre o nome de alguma pessoa famosa. Quem conseguir descobrir a senha - através das pistas - consegue entrar. Aberto de quarta a sábado, basta ir ao endereço, bater na porta e falar a senha correta ao segurança (se errar não entra, tá?). Após passar pela primeira porta, os visitantes são conduzidos a uma cabine telefonica onde digitam a senha e finalmente entram no Frank's.

Endereço: Arévalo, 1443

Nova York

Please Don't Tell 


A cidade que deu o pontapé inicial para os bares "Speakeasy" possui ótimas opções como é o caso do bar PDT (Please don't tell). A fachada parece uma loja de cachorro quente que, ao entrar, possui uma cabine telefonica antiga - essa, na verdade, é a entrada para o local. É necessário pegar o telefone e informar à hostess o número de pessoas que estão com você para ela abrir a porta. Sem dúvida, será uma experiência única. 

Endereço: 113 St Marks Pl, New York

The Back Room


Localizado atrás de uma escadaria que diz “Lower East Side Toy Co.", o The Back Room serve coqueteis em xícaras de chá e as cervejas dentro de sacos de papel! A inspiração veio na época da Lei Seca, quando os bares clandestinos serviam bebidas em copos fora do convencional para disfarçar. A decoração antiga dá um toque de sofisticação rústica e conta com sofás antigos, pinturas e lustres grandes.

Endereço: 102 Norfolk St, New York

Paris

Moonshiner


Os parisienses são fãs e adeptos dos bares clandestinos e um dos mais bacanas da região da Bastille é o bar MoonshinerNo endereço indicado há uma pizzaria, a Da Vito, onde, ao fundo, tem uma porta que leva ao frigorífico. Atrás dela há um hall de serviço onde a última porta é aberta para, finalmente, chegar ao bar. Decorado no estilo anos 20, com poltronas de couro, itens art decó, luz baixa e jazz tocando, o ambiente é elegante e bem diversificado - ideal para todos os estilos e idades.

Endereço: 5 rue Sedaine, 75011


Por Juliana Sartori

Atualizado em 3 Jul 2016.

Mais notícias

Cinesala abre bar em São Paulo; saiba mais!

Bares

Bar do Urso, da cervejaria Colorado, inaugura unidade na Augusta; confira!

Bares

Bar da Vila Madalena inova com comanda individual no celular; confira

Bares

Evento de degustação de cervejas caseiras e artesanais ocupa rooftop do prédio Tomie Ohtake

Bares

11 bares e restaurantes no RJ para o Dia do Bacon

Bares

Bar em SP oferece quarto em que os clientes podem quebrar coisas para aliviar a raiva

Bares