Durante o processo de reeducação alimentar, toda ajuda é bem-vinda, especialmente se essa ajuda estiver relacionada a reduzir a vontade por doces.
O nutricionista e especialista do Moovup, Luis Felipe Milano Teixeira, listou os 5 alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doce, evitando assim as sabotagens da dieta. Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
BANANA
A banana, além de ser um alimento de fácil acesso no que diz respeito a disponibilidade e custo, é rica em triptofano, fibras, magnésio, potássio e vitaminas (especialmente A, C e B6). Especificamente, o triptofano, entre outras funções, é precursor do neurotransmissor serotonina, importante regulador da ansiedade, da saciedade e da sensação de bem-estar.
MAÇÃ
A maçã é outra ferramenta interessante quando a intensão é saciar a vontade de comer doces. Devido ao fato de possuir considerável conteúdo de fibras, auxilia na saciedade e, consequentemente, pode reduzir a vontade de ingestão de doces
OLEAGINOSAS
As oleaginosas são alimentos de origem vegetal dos quais pode-se extrair óleos de boa qualidade - entre elas podemos destacar as castanhas, nozes e amêndoas. Esses alimentos possuem alto teor de fibras, triptofano e gorduras, por isso são excelentes estratégias para reduzir a vontade de consumir doces. Contudo, seu consumo deve ser realizado com critério, uma vez que possuem alto valor calórico e, caso seu objetivo seja reduzir peso, o consumo exagerado desses alimentos podem atrapalhar esse processo.
GRÃO DE BICO
O grão de bico é rico em sais minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos, especificamente triptofano - essa leguminosa, quando presente na alimentação, pode reduzir sensivelmente a vontade por doces.
UVA
A uva é um espetáculo quando o assunto é praticidade, sabor e redução da vontade por doces. Rica em fibras e flavonoides, pode ser consumida de forma congelada ou desidratada (uva passa). Trata-se de uma arma mortal contra o desejo por doces.
Mas não se esqueça de que tudo é questão de hábito!
Dê uma passadinha no Moovup e compartilhe suas experiências com o Luiz Felipe e milhares de pessoas como você :)
Por Mariana Caldas
Atualizado em 29 Jan 2018.