Sabemos da importância de nos mantermos ativos através dos exercícios físicos, seja na academia ou ao ar livre. Mas a desculpa é sempre a mesma: falta de tempo. Estudos recentes estão comprovando que o treino curto e de alta intensidade tem sido o componente chave para alcançar os resultados desejados.
Pensando no projeto verão de 2018, o profissional de educação física e especialista do aplicativo Moovup, Maurício Roboredo (@sejaumapessoasaudavel), listou 5 exercícios para você ficar em forma. Confira:
Agachamento
Considerado o rei dos exercícios, o agachamento trabalha quase o corpo inteiro, começando na panturrilha, coxa, glúteo e recrutando até músculos da lombar e abdômen. Comece executando 15 repetições – se achar fácil experimente fazer cada repetição bem lenta com duração de 3 a 4 segundos.
Dica: se você precisar escolher apenas um exercício para realizar, esse seria a melhor escolha.
Levantamento Terra
Se o agachamento é o rei, o levantamento terra com certeza é a rainha dos exercícios. Tão completo quanto o agachamento, esse exercício trabalha com mais ênfase a parte posterior da sua coxa, glúteo e os músculos das costas. Pode ser executado com barra ou kettlebell. Comece com pesos mais leves para adaptar os seus músculos lombares, pois ele é um exercício que exige bastante dessa região.
Pranchas
As pranchas são capazes de trabalhar os músculos do seu abdômen melhor do que muitos exercícios abdominais. Uma das grandes vantagens de se realizar a prancha está em não movimentar a coluna vertebral em um plano, o que favorece a má postura, comumente realizado nos exercícios abdominais comuns. Comece realizando a prancha de 20 ou 30 segundos na posição e vá evoluindo para tempos maiores – com certeza você sentirá a diferença na rigidez do seu abdômen.
Remada
Os exercícios de remada são poderosos em trabalhar os músculos das costas e braços. Muitas pessoas possuem má postura associada a músculos fracos nessa região das costas. Através desse exercício você consegue melhorar bastante o aspecto postural, o que já lhe proporciona uma aparência mais forte e, de quebra, as costas ficam com aquele desenho de V que fazem a cintura parecer mais fina.
Apoio ou flexão de braço
Esse exercício trabalha exatamente o movimento oposto ao da remada. Com ele você atinge muito os seus ombros, peitoral e tríceps. Muitas pessoas reclamam que possuem ombro fraco e tríceps com baixo tônus muscular. Realizando o apoio você recruta esses músculos em conjunto. Comece executando com o joelho apoiado e, quando você conseguir 15 repetições encostando o peito no chão, evolua tirando o apoio do joelho e deixando apenas os pés.
Pronta (o) para começar? Não se esqueça de dar aquela passadinha no Moovup para dividir suas experiências. O Maurício e outros especialistas aguardam suas dúvidas e compartilhamentos ;)
Por Mariana Caldas
Atualizado em 29 Dez 2017.