Buscar uma alimentação mais leve e saudável se tornou essencial na vida de muitos brasileiros. Produtos orgânicos, integrais e menos calóricos se tornaram comuns na nossa dieta. Mas você sabe mesmo o que você está consumindo?
Muitos produtos, vendidos como "light", na verdade são bombas de açúcar. Segundo novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) os açúcares não deveriam ultrapassar 10% da ração energética diária da população, tanto em adultos quanto em jovens e crianças. Trata-se do equivalente a 50 gramas de açúcar, o que cabe em cerca de 5 colheres de sopa ou em um quarto de xícara. Mas é bem possível que você esteja ultrapassando esse limite.
Uma colher de sopa de ketchup representa 4 gramas de açúcar oculto, e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas, o equivalente a 4 colheres de café. Confira então 7 alimentos que você achava que eram saudáveis, mas na verdade possuem muito açúcar.
LEITE
Essa é uma bebida que sempre acreditamos ser saudável e inofensiva, tanto que na infância nos incentivam muito a tomar leite. Porém, se um adulto ainda bebe leite diariamente, está ingerindo muito açúcar, já que uma xícara de leite contém até 12 gramas de açúcar, seja ela com ou sem gordura. Qual é a alternativa? O leite de soja sem açúcar contém cerca de um grama de açúcar por copo, já o adoçado contém cerca de sete gramas. Há também alternativas para a obtenção de cálcio, como o brócolis.
SUCO NATURAL
Quando optamos pelo suco natural nos sentimos supersaudáveis, mas como qualquer outro ingredientes, em excesso pode não ser tão bom. Apesar de saudável, devemos lembrar que para fazer um copo de suco precisamos de várias frutas. Assim, o segredo para não extrapolar na quantidade de açúcar e de calorias é moderação. Prefira ainda sucos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Por exemplo, 100 g de suco de goiaba (pouco menos do que metade de um copo) têm 14,81 g de açúcar. Mas, é claro, o suco continua sendo melhor que opções industrializadas e refrigerantes.
BARRINHA DE CEREAL
Bateu aquela fome e quer um lanchinho saudável? Se você é fã das barrinhas de cereal, fique atento. As barras energéticas contêm uma grande quantidade de proteína, e muitas não são nada mais que petiscos açucarados ou barras doces com um pouco de proteínas agregadas. Algumas variedades de barras energéticas contêm até 48 gramas de açúcar por barra. Uma boa barra de cereais precisa apresentar mais de 2 gramas de fibras em sua composição, menos do que isso indica que ela é feita basicamente de carboidratos. Uma barra de cereal de 100 g tem 37,40 g de açúcar.
IOGURTE
Algumas marcas apresentam grande quantidade de açúcar em iogurtes naturais e até mesmo nas versões desnatadas. Por isso, certifique-se não só de que ele é menos gorduroso como também de que não tem açúcar. Deixe de lado opções com complementos de chocolate, caldas e confeitos. Um iogurte sem sabor é bem mais saudável pois contém, no máximo, sete gramas de açúcar, e o consumidor pode adicionar por conta própria canela ou outro acompanhamento, como fatias de banana ou de maçã. Um iogurte de 100 g tem 13,04 g de açúcar.
GELATINA
Trocou o chocolate pela gelatina para ter uma sobremesa mais saudável? Pois em 2009, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor avaliou 11 opções de gelatina sabor morango, sendo quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero. A conclusão foi de que o alimento continha muito açúcar ou era acrescido de adoçantes, o que fazia dele contraindicado para crianças e gestantes. Uma caixa com 120 g de gelatina de morango tem 7,9 g de açúcar.
GRANOLA
Aparentemente saudável, a granola costuma ser extremamente calórica e rica em açúcar. A mistura de frutas secas, grãos e sementes muitas vezes é acrescida de açúcar refinado, o que pode agradar o paladar, mas prejudicar a dieta. Prefira versões sem frutas secas e com açúcar mascavo que, embora calórico, oferece mais nutrientes do que a versão refinada. A quantia de 100 g de granola tem 26,22 g de açúcar.
KETCHUP
Pensa que só doce tem açúcar? Pois o ketchup tem grande concentração de açúcar. Para não colocar a dieta em risco, portanto, consuma com moderação. E ele também pode ser rico em sódio, então verifique os rótulos cuidadosamente ou tente fazer seu próprio com ingredientes saudáveis. E evite ainda estimular crianças a comer alimentos apenas porque estão acompanhados de ketchup. Ele não deve ser consumido diariamente. A quantia de 100 g de ketchup possui 22,77 g de açúcar.
Por Marina Marques
Atualizado em 23 Mai 2016.