Quem ama maquiagem sabe que bons produtos podem fazer toda a diferença no acabamento de um make. Mas não adianta investir em produtos caríssimos e usar aqueles pincéis já velhinhos e ainda por cima na área errada do rosto.
Cada pincel tem sua função correta, e se você ainda se confunde com qual usar em qual lugar, vai ver que é simples e vai fazer toda a diferença no resultado final da sua maquiagem. Ah, e é bom lembrar também que os pincéis ficam sujos e podem transmitir bactérias, então cuide muito bem da higiene deles - hoje existem produtos próprios para higienização de pincéis.
Chanfrado, fofinho, cerdas longas e curtas... Aprenda de uma vez por todas a função de cada pincel na maquiagem. Confira na galeria!
Os pincéis na maquiagem
Cada pincel é moldado cuidadosamente de acordo com sua função, aprenda a usá-los da maneira correta.
Pincel de base (pele)
Formato: achatado e mais fino que o de blush, ideal para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida. Ele pode vir com a ponta inclinada para ajudar a espalhar o líquido.
Pincel para corretivo
Formato: achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras. Use-o dando batidinhas leves.
Pincel para pó
Formato: o pincel ideal para pó facial é grande, tem a cabeça larga e bem fofa, cerdas longas e ponta arredondada. Por ter um tamanho grande, ele aplica o pó em uma grande parte do rosto de uma vez, deixando uniforme. Ele garante a suavidade na aplicação, deixando a pele natural.
Pincel para blush
Formato: o pincel para blush pode vir em duas versões, com cerdas arredondadas ou chanfrado. O chanfrado (ponta retinha) é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto, dando a impressão de rosto fino.
Pincel para sombra
Formato: o pincel para sombra com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas é ideal para a primeira camada de sombra. Seu formato faz com que a sombra se espalhe de maneira uniforme.
Pincel para delinear (e corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios)
Formato: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado). Sua forma firme e "cortada" na ponta ajuda a dar firmeza para fazer um delineado mais grosso e também para passar sombra e corrigir as sobrancelhas.
Pincel para batom e contorno de boca
Formato: ele tem cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas (foto) é um pouco maior e melhor para espalhar o batom.
Atualizado em 12 Ago 2015.