Você se considera uma pessoa que se preocupa com a qualidade da sua alimentação? Se sim, provavelmente tem o hábito de controlar o consumo de alguns produtos ou ingredientes que podem prejudicar a sua saúde e seu bem estar, não é mesmo?
Alguns alimentos que parecem ser prejudiciais, entretanto, podem (e devem!) fazer parte da sua rotina, por serem considerados ótimas fontes de nutrientes para o funcionamento correto do organismo e manutenção da saúde. Você sabe quais alimentos são esses que podem ser consumidos sem culpa?
Confira a lista de 7 alimentos que podem te ajudar a compor suas refeições diárias!
Abacate
Muitas pessoas se assustam ao ver alguma receita preparada com abacate na sua mesa de almoço ou jantar. Essa fruta, que é frequentemente lembrada por seu alto valor calórico em pequenas porções, é injustamente classificada como vilã da nossa alimentação.
O Abacate é uma fruta rica em gorduras essenciais para a manutenção da nossa saúde, que atuam como antioxidantes e como substrato para várias reações metabólicas importantes para o organismo.
Café
Quem nunca ouviu falar que consumir cafeína pode ser prejudicial para a saúde? Essa afirmativa, entretanto, não é verdadeira. A cafeína, quando consumida em quantidades moderadas, é um importante estimulante do nosso sistema nervoso central, nos deixando mais dispostos para a rotina diária, além de ajudar a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias.
Como esse ingrediente está disponível em grandes concentrações no café, consumir essa bebida é considerado um hábito benéfico para a saúde.
Pimenta
Você gosta de saborear pratos apimentados no almoço ou no jantar? Então vai ficar feliz em saber que a pimenta é um dos alimentos que você pode introduzir no seu cardápio sem sentir culpa.
A pimenta é um fruto rico em um composto chamado capsaicina, que atua como termogênico e antioxidante no nosso organismo. Quanto mais capsaicina disponível na pimenta, mais forte é seu sabor, por isso muitos especialistas da área da saúde sugerem optar pelo consumo de pratos apimentados para aumentar o consumo de antioxidantes e acelerar as reações metabólicas no nosso organismo.
Chocolate amargo
Quem disse que o chocolate precisa ser sempre condenado como um vilão da sua dieta? Esse alimento, quando consumido em sua versão amarga, é uma ótima fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais para o nosso organismo.
O chocolate amargo, ao contrário de suas versões brancas e ao leite, é um alimento bastante saudável e que pode ser consumido sem culpa (porém é preciso ficar atento para não exagerar no seu consumo, ok?).
Azeite
Você gosta de adicionar um fio de azeite no seu prato de almoço ou jantar, ou usar esse ingrediente na preparação de alguma receita? Essa é uma prática bastante benéfica para a sua saúde, já que o óleo de oliva é um dos alimentos mais saudáveis disponíveis para o nosso consumo.
O azeite é rico em gorduras essenciais para o corpo humano, que ajudam a melhorar os níveis de colesterol no sangue, controlar as taxas de triglicérides e ainda garantir o bom funcionamento do coração, especialmente quando é consumido regularmente.
Açaí
Quem nunca se deliciou com uma gelada e saborosa tigela de açaí no verão? Essa fruta, apesar de ser bastante condenada por indivíduos que precisam reduzir o consumo de calorias ao longo do dia, é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis para a nossa saúde.
Introduzir o açaí na sua rotina alimentar, em quantidades moderadas, é considerada uma prática benéfica e não prejudicial para o seu organismo.
Abóbora
Você tem o hábito de consumir abóbora no seu dia a dia? Se a sua resposta foi sim, saiba que essa é uma prática bastante benéfica para a qualidade da sua alimentação.
A abóbora, apesar de estar sempre associada a elevados valores calóricos e de carboidratos de alto índice glicêmico, é um alimento rico em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino e a controlar a glicose e o colesterol circulante no sangue. Além disso, a abóbora é uma boa fonte de vitaminas e minerais indispensáveis para a nossa saúde, como a vitamina A, a vitamina C e o cálcio.
Atualizado em 10 Jul 2015.