Quem é que nunca prometeu em pleno Réveillon se exercitar mais e comer melhor no próximo ano? Com certeza você já planejou estas mudanças algumas vezes... e talvez elas não tenham dado tão certo, rs.
Mas para te ajudar a finalmente realizar o sonho de ter uma vida mais saudável, o Guia da Semana reuniu 10 dicas para comer melhor em 2019! Confira abaixo e se inspire!
** lembrando que a consulta regular com profissionais da saúde é essencial e imprescindível **
Coma o que te faz feliz
Não entre em dietas restritivas demais porque você não pode perder o prazer de comer as coisas que gosta. Se o refrigerante te faz feliz e você não consegue abandoná-lo completamente, que tal tomá-lo uma vez só no fim de semana? Além disso, foque em cardápios saudáveis que contam com comidinhas que você gosta. Não adianta encher o prato de rúcula só porque é saudável se você odeia rúcula, né?
Durma bem
Sabe aquela mania de assistir TV no sofá e pegar no sono e ficar por ali até o outro dia? Nada disso. Invista em dormir bem, em um lugar aconchegante e escuro por pelo menos oito horas. Estudos mostram que se você não tem uma boa noite de sono, as chances são muito maiores de você cair em tentação no outro dia e atacar uma caixa de bombom sozinho(a).
Cuidado com as porções
Faça trocas inteligentes. Tá tudo bem comer aquele hambúrguer com a galera na sexta-feira, mas ele precisa mesmo ser acompanhado de batata-frita, milk-shake e sobremesa?
Evite restaurantes
Tá. Não é evitar para sempre porque sabemos que conhecer restaurantes novos e comidas diferentes é tudo de bom! Mas no dia-a-dia, que tal evitar o restaurante na hora do almoço todos os dias? Passe a fazer marmitas e levar para o trabalho, assim você tem muito mais consciência dos alimentos que são colocados no prato e como eles são preparados. Além disso, sabemos que é muito difícil resistir à batata-frita e ao pastel do restaurante por quilo, né?
Atenção ao jantar
Tente fazer refeições leves no jantar. Essa hora do dia combina muito com uma sopa, uma saladinha ou um sanduíche saudável e reforçado. Também aposte em chás relaxantes. E se for possível, evite comer depois das sete horas da noite para ter uma noite muito mais tranquila de sono.
Beba água
Beba muita água. Tente começar o dia com um copo bem cheio de água para criar o hábito. Além disso, tenha com você uma garrafinha para levar ao trabalho e para a academia. Assim, você não esquece de beber água ao longo do dia.
Cuidado no supermercado
Não vá ao supermercado com fome. Esta é uma regra de ouro seguida em qualquer dieta. Uma vez com fome, você se rende às tentações. Quando chegar em casa verá que trouxe bolachas recheadas, chocolates, refrigerantes e tudo aquilo que você mais gosta. E, bem, vamos ser realistas: não dá pra manter uma alimentação saudável e equilibrada com todas essas delícias escondidas no armário.
Cuide do intestino
Invista em alimentos carregados em probióticos para estimular o funcionamento do sistema digestivo. Principalmente o intestino. Com o órgão funcionando direitinho, você não sente desconfortos como gases, dores e prisão de vente. E isso te influencia a comer melhor e beber mais água. Veja aqui 10 alimentos carregados de probióticos.
Coma de tudo
Lembre-se que uma reeducação alimentar consiste em comer de tudo. Só que em porções menores. Se você cortar tudo o que gosta da sua alimentação, com certeza ficará muito mais difícil mantê-la. Afinal, precisamos sentir prazer em comer.
Calorias só com comidas
Que tal tentar consumir calorias só com comida? Para isso, vale evitar bebidas como refrigerantes e sucos. Uma boa dica é beber água com gelo e limão durante as refeições. A água com gás é uma ótima substituta para quem sente falta do gás do refrigerante. Também vale apostar em chás naturais gelados que quase não contam com calorias, são saudáveis e te hidratam.
Atualizado em 14 Dez 2018.