Você sabia que o açúcar tem poder viciante equivalente a cocaína e morfina? Além disso, o açúcar está ligado a problemas preocupantes como diabetes, colesterol, gastrites e obesidade. Justamente por ser viciante, não é fácil cortar totalmente esse temido carboidrato da dieta. Porém, há atitudes que você pode tomar no seu dia-a-dia que vão te ajudar muito a diminuir o consumo desse vilão.
O Guia da Semana separou 12 dicas para te ajudar a diminuir o açúcar da dieta e ter uma alimentação mais saudável. São dicas simples, mas com certeza vão fazer a diferença. Confira:
Corte o refrigerante
A quantidade de açúcar presente em um copo de refrigerante é alarmante. Uma latinha de Coca Cola, por exemplo, tem 37g. Só pra você ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde considera saudável consumir até 25g de açúcar por dia.
Chiclete sem açúcar
Nós sabemos que às vezes dá uma vontade louca de comer um docinho ao longo do dia. Uma boa dica para segurar esse impulso é aproveitar os chicletes sem açúcar. Há diversas opções gostosas no mercado que vão te ajudar a se manter longe do açúcar.
Prefira comer em casa
Preparando as suas próprias refeições você tem um controle maior do que coloca no prato. Principalmente se optar por opções frescas e saudáveis como saladas sem condimentos, verduras e legumes.
Ovos no café da manhã
Você não precisa comer pão pela manhã todos os dias. Que tal um ovo mexido, uma omelete ou apenas ele cozido? O seu café da manhã vai ser gostoso, saudável e vai permitir que você aproveite melhor o dia, já que as proteínas fornecem energia.
Evite fast food
Toda vez que puder escolher, evite fast-food. Pizzas, hambúrgueres, batatas fritas... estão recheados de sal, gordura trans e carboidratos - três ingredientes ligados a problemas muito sérios de saúde, como infartos, colesterol alto e diabetes.
Petiscos saudáveis
Deixe de lado a pipoca no cinema e os salgadinhos ao receber os amigos. Legumes como cenouras e pepinos são ótimas opções. Combinam com creminhos e patêzinhos saudáveis e todos os convidados vão gostar.
Substitua o leite de vaca
Um copo de leite tem mais ou menos 3 xícaras de chá de açúcar em forma de lactose. O ideal é trocar a bebida por leite de coco ou de amêndoa, por exemplo.
Leia os rótulos dos alimentos
É muito importante que você crie o hábito de ler os rótulos dos alimentos que compra no mercado. Você vai se surpreender com os níveis de açúcar escondidos em produtos que prometem ser saudáveis. É importante lembrar que os números referentes a açúcar podem vir como outras palavras, como sacarose, frutose, maltose... Além disso, até alimentos salgados, como sopas e molhos, podem conter esse tão temido carboidrato.
Prefira frutas a doces/sobremesas
Se a vontade de comer uma sobremesa bater, vale pensar em trocar o quitute por uma fruta. Essa troca simples, além de ser mais saudável e gostosa, vai fazer com que você tenha menos vontade de comer doces. Mas evite exageros, ok? A fruta é apenas uma escolha melhor do que uma sobremesa cheia de chocolate, por exemplo.
Diminua as colheres de açúcar
Ao preparar alguma receitinha, tente diminuir as medidas de açúcar. Vai tomar um café? Será que você precisa realmente adoçá-lo? Acostume o seu paladar a sentir o real sabor do café.
Coma mais frutas verdes
Você sabia que frutas verdes tem menos açúcar? Quanto mais madura, mais o amido presente no alimento se transforma em frutose. O consumo de frutas menos maduras é até indicado para pessoas que sofrem com diabetes.
Adoce com mel
Quando puder fazer trocas, vale pensar no uso do mel, que é bem mais saudável. Além de ser uma fonte de energia, o mel também aumenta a imunidade, ajuda na digestão e melhora a prisão de ventre. Mas vale lembrar que o mel engorda tanto quanto o açúcar, viu? Ele só é uma troca mais inteligente porque possui mais nutrientes.
Atualizado em 26 Abr 2018.