As Festas de Fim de Ano estão chegando e com certeza você já deve estar recebendo convites para comemorar com amigos ou familiares. Porém, é sempre bom lembrar de não exagerar na bebida para não perder a oportunidade de curtir durante toda a noite.
Afinal, ninguém quer passar mal no meio da festa, perder a disposição e ir para casa dormir mais cedo do que o planejado, né? Por isso, o Guia da Semana te trouxe 7 dicas para não exagerar nos drinks nas festas de fim de ano! Confira em nossa galeria!
** lembrando que a consulta regular com profissionais da saúde é essencial e imprescindível **
Cuidado com o vinho
Você sabia que os vinhos de má qualidade usam nitrato como conversante? O problema é que o nosso organismo transforma o nitrato em óxido nítrico, que dilata os vasos da membrana que envolve o cérebro. Isto causa a terrível dor de cabeça da ressaca. Ou seja, se optar por vinho, certifique-se que está tomando uma bebida de boa qualidade, viu?
Atenção aos remédios
Os remédios que prometem preparar o fígado para a bebida e te livrar da terrível ressaca só evitam alguns sintomas. Eles acabam prejudicando o organismo em outros aspectos. Por exemplo, alguns medicamentos que você toma antes de beber possuem efeito analgésico, o que prejudica bastante o estômago. O ideal é sempre tomar um protetor gástrico antes destes medicamentos.
Beba água
É aquele conselho que todo mundo dá justamente porque funciona. O grande problema da ressaca é a desidratação causada pelo álcool, que é diurético. Você deve saber que o nosso organismo precisa de água para se manter funcionando bem. Então não se esqueça de intercalar as bebidas com um copo bem cheio de água para evitar a desidratação e os terríveis sintomas associados a ela, tais como dor de cabeça, dor no corpo e tontura.
Não misture bebidas
Sabe aquele conselho do amigo que te diz para não misturar bebidas? Então... confia. Isso porque cada bebida tem um nível de álcool diferente. Por exemplo, as cervejas possuem em média 6% de álcool. Já o uísque pode chegar a 40%. Se você bebe de tudo, tem mais chances de consumir mais álcool e, por consequência, passar mal.
Não esqueça de comer
Beber de estômago vazio? De jeito nenhum. Se você pretende curtir os drinks das festas de fim de ano, então não esqueça de aproveitar também a ceia e comer bem. Principalmente alimentos integrais, que ajudam a proteger o estômago da corrosão do álcool. Além disso, as fibras mantém o fígado e o intestino trabalhando, o que acelera a eliminação do álcool do organismo.
Durma bem
No dia da festança, nada de ansiedade. Procure ter uma noite longa e tranquila de sono. Se possível, tire até um cochilo antes da festa. Se você estiver cansado, o álcool vai diminuir o seu metabolismo ainda mais e, por isso, provavelmente você não curtirá como deseja.
Cuidado com o ritmo
Nós sabemos que as festas de Natal e Ano Novo são empolgantes porque, afinal, acontecem apenas duas vezes por ano. Mas não precisa agir como se fossem as últimas festas da sua vida porque provavelmente não serão. Se divirta, mas com moderação nos drinks. Se você exagerar, a festa com certeza vai acabar antes do que você imagina e no dia seguinte você terá que lidar com uma terrível ressaca.
Atualizado em 29 Nov 2018.