Guia da Semana

Brasileiro é apaixonado por fragrâncias. Prova disso é que, desde 2011, o país é líder mundial na venda de perfumes, com marcas maiores de consumo que os mercados americano e europeu, de acordo com dados da consultoria Euromonitor. Além da personalidade de quem vai usar o perfume e a ocasião de uso do produto, um fator que direciona a escolha da fragrância pelo consumidor brasileiro é a temperatura ambiente. Ou seja, as notas preferidas mudam de acordo com a estação do ano.

+ Confira os lançamentos de beleza de julho
+ Tendências de cabelos do Inverno 2014
+ Dicas de cuidados para a pele masculina

"O inverno é a estação ideal para abusar dos perfumes mais intensos. Perfumes mais leves, cítricos e alavandados são mais indicados para o verão por seu frescor e leveza", explica a especialista em perfumes Renata Ashcar, autora do livro Brasilessencia: A cultura do perfume.

Para a expert, as notas mais indicadas para o uso nos dias frios são madeiras, como sândalo e cedro, além de ingredientes mais adocicados, como a baunilha, e resinas, como mirra e incenso, e as especiarias. "São os ingredientes que chamamos de orientais, todos aqueles que fazem parte do imaginário das mil e uma noites! Eles são envolventes, mais intensos e criam uma atmosfera quente e sedutora", comenta a especialista.

Segundo a expert, quem não é fã dos perfumes adocidados e amadeirados também pode ter seu próprio perfume invernal. "Os florais são sempre uma ótima opção! Nos dias frios, busque florais com um toque oriental ou florais amadeirados musk", ensina.

A convite do Guia da Semana, Renata Ashcar elegeu seus dez melhores perfumes para o inverno 2014. Há opções para homens e mulheres dos mais diversos estilos. Confira as dicas em nossa galeria e desfile perfumado por aí!

Por Conceição Gama

Atualizado em 24 Jul 2014.