Você sabia que o uso contínuo do anticoncepcional e o sobrepeso podem te levar a desenvolver varizes? Bem comum na região das pernas – lembrando que elas ainda podem surgir em muitas partes do corpo –, as varizes são veias dilatadas que deixam de realizar a sua função com eficiência, explica Ary Elwing, angiologista especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.
Para evitar tal problema, o profissional ressalta que é importante se atentar a alguns hábitos e escolhas de vida. Confira 5 motivos que podem te levar a ter varizes:
Falta de exercício
“Ao contrário do que muita gente pensa, ficar parado piora o quadro de varizes. Então, caminhadas, corridas ou até mesmo a musculação vão melhorar a circulação sanguínea, evitando assim a formação de coágulos”.
Excesso de peso
“Estar com sobrepeso ou obeso tende a dificultar a volta do sangue para o coração e assim sobrecarregar as veias. O quadro piora quando o paciente não pratica nenhum tipo de exercício”.
Ficar muito tempo parado
“Se você trabalha e fica por horas em pé, ou se fica por horas sentado, saiba que está contribuindo para o aparecimento de varizes. E quem já tem predisposição para varizes vai notar que elas pioram devido à falta de fluxo sanguíneo”, explica Elwing. “Se esse for o seu caso, dê pausas ao longo do dia para alongar ou fazer uma caminhada. Permanecer com as pernas cruzadas é outro agravante”, completa.
Uso contínuo do anticoncepcional
“As mulheres têm mais varizes que os homens devido à alta concentração dos hormônios progesterona e estrógeno no organismo. Esses hormônios são a principal composição da pílula anticoncepcional, então a mulher que faz uso regular tem o risco maior de desenvolver varizes”, explica Elwing. “O medicamento via oral, nesse caso, influencia mais do que os demais”, completa.
Mais de uma gestação
“Quanto mais filhos a mulher tiver, maiores as chances delas terem varizes. Isso porque, para a gestação, o útero aumenta e comprime as veias dos membros inferiores, levando a dilatação. O repouso e o uso de meias elásticas ajudam a prevenir o problema, nesse caso”, explica o angiologista.
Por A.
Atualizado em 26 Jul 2016.