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Bem Estar
Por Redação Guia da Semana

5 exercícios funcionais para fazer na areia da praia (e ficar em forma mesmo de férias)

Corrida + trote, burpee e isometria são boas dicas para quem quer se exercitar na areia da praia.

Exercícios funcionais praticados na areia (Shuterstock)

Verão + férias, a combinação perfeita. Para ficar um pouco melhor, o ideal é colocar uma pitada de praia e pronto: a temporada mais deliciosa do ano. Mas quem gosta de manter a forma sabe muito bem que não são os dias de folga que vão tirar o foco da dieta e das atividades físicas.

Para ajudar no #ProjetoVerão, o Guia da Semana traz cinco exercícios funcionais que podem ser feitos na areia da praia

* Atividades ao ar livre necessitam de uma boa hidratação bem como uso de protetor solar.

1. Flexão de braços


Crédito: Shutterstock

Esse exercício é um dos mais praticados em parques e academias. Promove o fortalecimento das costas, braços e trabalha levemente a região abdominal.

Aprenda:  no chão, mãos apoiadas na areia, braços retos e abertos ligeiramente além da largura dos ombros e coluna reta, contraia o abdômen. Flexione os braços em 90 graus, descendo o tronco sem curvar a coluna. Volte à posição inicial e repita.

 

2. Corrida e trote


Crédito: Shutterstock

Exercício que trabalha o condicionamento físico, com o trote o corpo está em descanso ativo. Ideal para queimar as gordurinhas das férias.

Aprenda: Estabeleça um ponto A e B sendo distantes cerca de 200m. Vá de A a B correndo na maior velocidade que conseguir. Volte trotando.

3. Elevação de quadril (ou pélvica)


Crédito: Shutterstock

Trabalha a região do glúteo , e ainda melhora a estabilização da coluna. Esse exercício deve ser feito devagar e com muita consciência corpora.

Aprenda : Coloque uma toalha , canga ou até mesmo um colchonete na areia. Deite. Contraia a região abdominal e eleve os quadris, formando uma linha reta desde os joelhos até os ombros, descendo e subindo lentamente sem encostar o bumbum no chão.

4. Prancha lateral com elevação


Crédito: Gif do site Hipertrofia Total

Exercício trabalha os músculos oblíquos, glúteos, quadris, lombar e tríceps. É bem completo e deve ser feito tanto do lado esquerdo quanto do direto.

Aprenda: Novamente coloque uma toalha, canga ou até mesmo colchonete na areia. Posicione-se de lado sobre o cotovelo e sobre a lateral do pé. Contraia o abdômen. Levante seus quadris para o ar, formando uma linha reta entre os tornozelos, quadris e ombros. Dê um segundo de pausa. Abaixe seus quadris de volta ao chão, mantendo seu peso sustentado pelo cotovelo e pela lateral do pé.

 

5. Burpee


Crédito: Shutterstock

Para finalizar, um exercício aeróbico que faz parte de vários treinos de Crossfit. Trabalha condicionamento físico, coordenação motora, força e explosão além de movimentar quase todos os músculos do corpo. Mas atenção, ele vai tirar seu fôlego.

Aprenda: O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás. Então vem o movimento de flexão de braços (famoso Push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braços para o alto. Dúvidas na execução? Conheça o aplicativo Moovup. Nele vários especialistas e amigos o ajudarão a realizar o exercício. 

* Texto escrito por Mariana Caldas, do aplicativo MoovUp.


Atualizado em 26 Jan 2017.

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