Guia da Semana
Saúde e Bem-Estar
Por Ricardo Archilha

5 mitos e verdades sobre o pilates

Confira as principais dúvidas sobre pilates e descubra se é a atividade certa para você!.

É igual musculação? Emagrece? Descubra aqui! (Reprodução )

Emagrecer, melhorar a circulação sanguínea, acelerar o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças... Por mais que não seja praticado por todos, o exercício físico é essencial para o nosso bem estar - e isso não é nenhum segredo. Enquanto existem adeptos assíduos das academias, outros não se agradam nem um pouco com a ideia. Para essas pessoas, o pilates pode ser uma saída ideal.

É que o método oferece todos os benefícios citados por meio de exercícios mais leves e intuitivos. Além do mais, por melhorar o equilíbrio e respiração, o pilates mostra-se benéfico não só para o corpo, como também para a mente. Mas será que pilates é a mesma coisa que musculação? Ele pode ser praticado por todos? Dá para curar problemas de coluna? Emagrece de verdade? Confira as 5 principais dúvidas sobre a prática, respondidas pela fisioterapeuta Gabrielle Barbosa, e descubra se o pilates é a técnica certa para você! 

1. O pilates promove os mesmos benefícios da musculação?

Não. Os exercícios no pilates têm como principal objetivo fortalecer os músculos, enquanto na musculação o objetivo é fazê-los crescer. Para isso, as atividades propostas são completamente diferentes, assim como os aparelhos usados.

2. O pilates melhora problemas de coluna?

Sim. Por alongar, aumentar a flexibilidade e manter a postura, a prática previne as dores na coluna. Antes de começar as aulas, entretanto, é necessário fazer uma avaliação para identificar os problemas e limitações de cada pessoa.

3. Existe diferença entre pilates e ioga?

Enquanto o pilates é focado no corpo, o ioga volta-se para o emocional. Por mais que ambos melhorem a postura, respiração e flexibilidade, existem diferenças nas técnicas e exercícios. 

4. O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental uma avaliação física para identificar as necessidades de cada um e adequar o método às suas possibilidades.

5. Pilates ajuda no emagrecimento?

Não necessariamente. Alguns exercícios pedem que o aluno faça maior esforço físico, o que faz emagrecer, mas vale ressaltar que emagrecer não é o principal objetivo do pilates.


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 28 Jul 2016.

Mais notícias

9 cuidados que você precisa ter com a pele e cabelos durante o outono/inverno

Saúde e Bem-Estar

7 alimentos que podem ajudar a diminuir as cólicas

Saúde e Bem-Estar

10 cuidados necessários com a alimentação no inverno

Saúde e Bem-Estar

Conheça 7 brotos comestíveis e suas funções

Saúde e Bem-Estar

Confira 10 receitas de sucos e seus benefícios

Saúde e Bem-Estar

5 motivos para comer mais devagar

Saúde e Bem-Estar