Guia da Semana

7 benefícios do limão que você PRECISA saber

Perder peso, ajudar na digestão, ativar o sistema imunológico... saiba outras propriedades do limão.

Assim como todas as frutas, o limão também é um alimento benéfico à saúde. Porém, essa frutinha um tanto quanto azeda possui muitas e muitas propriedades que auxiliam na saúde e bem-estar do corpo.

Consumir sumo (suco) de limão em água morna ao acordar é uma prática que ajuda demais o funcionamento do organismo. Além de ser uma fonte de vitamina C e um ativador do sistema imunológico, o limão têm propriedades emagrecedoras e desintoxicantes.

Diante disso, o Guia da Semana listou 7 benefícios do limão para você turbinar a sua saúde e beleza – sim, o limão tem o poder de te deixar ainda mais linda – ou lindo.

Ajuda na perda de peso
Por ser rico em pectina, propriedade que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer, o limão é um ótimo amigo para perder peso – existem alguns estudos que demonstram que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina tendem a perder peso mais rapidamente.

Limpa a pele
A Vitamina C e outros antioxidantes presentes no limão ajudam na redução de rugas e manchas e no combate aos radicais livres. Por sua natureza ser alcalina, a Vitamina C do limão ainda mata alguns tipos de bactérias conhecidas por causar a acne.

Ajuda a digestão
Por ser rico em minerais e vitaminas, o limão ajuda a eliminar as toxinas do trato digestivo, eliminando assim os materiais indesejados do corpo. Além disso, devido à sua composição atômica ser similar a saliva e ao ácido clorídrico dos sucos digestivos, o limão ainda estimula o fígado a produzir a bile, ácido que é requerido na digestão.

Promove a cura de ferimentos
Sim, o limão ajuda no processo de cicatrização de feridas. O ácido ascórbico (vitamina C), substância encontrada no limão, é essencial para manter os ossos, tecidos e cartilagens  saudáveis. Além disso, a Vitamina C também tem propriedades antiinflamatórias, que ajudam na boa saúde e recuperação de ferimentos.

Estimula o sistema imunológico
Além de ser rico em vitamina C, que ajuda na luta contra os resfriados e gripes, o limão ainda é rico em potássio, que, além de estimular o cérebro e a função nervosa, controla a pressão arterial. Outra propriedade benéfica à saúde encontrada na fruta é o ácido ascórbico (vitamina C), que possui efeitos anti-inflamatórios e é utilizado como apoio complementar para a asma e outros sintomas respiratórios.

Hidrata o sistema linfático
Consumir água morna com limão ajuda na hidratação linfática e na reposição dos fluídos perdidos pelo corpo, evitando assim o cansaço, a lentidão, a redução da função imune, a prisão de ventre, a falta de energia, a pressão arterial baixa, a insônia, entre outros sintomas de desidratação.

É diurético
O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação. Por isso, o consumo de limão aumenta a taxa de urina no corpo, o que faz com que o organismo elimine toxinas indesejáveis. 

 

Atualizado em 4 Set 2015.

Por Anna Thereza de Almeida
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Fitness: 5 exercícios para começar 2018 com tudo

Agachamento e prancha estão na lista

7 alimentos para fortalecer a imunidade e evitar resfriados neste inverno

Especialista dá dicas sobre como fortalecer e aquecer o organismo durante o período de frio intenso

Além da pílula: 7 métodos contraceptivos para conhecer

Saiba detalhes sobre diferentes métodos e saiba quais é o ideal para você

6 ótimos spas para fazer uma boa massagem em São Paulo

Confira um roteiro com lugares ideais para relaxar na cidade

5 alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doce

Quer cortar o doce após o almoço? Aqui você encontra boas alternativas!

8 motivos para incluir castanhas na alimentação

Além de serem ótimas aliadas da dieta, as oleaginosas ajudam a prevenir doenças graves