Guia da Semana

A escolha de uma maquiagem para o ambiente de trabalho é tão importante quanto a escolha da roupa. Afinal, um look adequado transmite a imagem de seriedade e confiabilidade, valores relevantes para profissionais em qualquer empresa, por mais informal que ela seja.

+ Entenda como é feita a maquiagem no cinema
+ Gurus de maquiagem no Youtube
+ Onde comprar maquiagem em São Paulo

"A maquiagem de trabalho deve seguir o estilo de cada mulher mas, claro, respeitando o código de vestimenta da empresa. Não é adequado usar um batom pink em uma situação muito formal de trabalho, por exemplo. É como usar um decote grande para uma reunião, ou seja, não combina", explica Marcos Costa, maquiador oficial da Natura.

De acordo com o expert, tons neutros caem bem qualquer situação. "A maquiagem nude - aquela que tem tons muito próximos da cor da pele - é um curinga. Mulheres de pele negra podem optar por tons de marrom mais escuros. Já as de pele mais clara ficam ótimas com tons de rosa claro. E as morenas podem abusar dos beges e marrons".

Make vapt-vupt

Às mulheres que têm pouco tempo para se maquiar, Marcos Costa ensina: "A parte mais importante de qualquer maquiagem, seja ela formal ou informal, é a preparação da pele. Se você dispõe de pouco tempo, escolha produtos com múltiplas funções, como aqueles que reúnem base, corretivo, pó, filtro solar e antissinais em um só".

Depois de preparar a pele, aplique máscara para cílios preta, um batom nude e um blush discreto. "O blush que mistura as cores bronze e laranja fica muito bonito para o tom de pele da maioria das brasileiras", explica o maquiador. Com esses quatro produtos, você faz uma maquiagem linda em apenas cinco minutos!

Ambiente

Diferentes ambientes profissionais proporcionam opções distintas da make. Quem tem trabalhos mais formais, como executivas e advogadas, precisa estar mais atenta à escolha das cores. "Tons metalizados e gritantes não são muito adequados. Evite também batons muito chamativos, como laranja ou chiclete. E se você é daquelas que não vivem sem batom vermelho, prefira um tom mais escuro da cor, que passa uma imagem mais sóbria", explica Marcos Costa.

Já quem trabalha em ambientes moderadamente informais, como publicitárias e jornalistas, tem um pouco mais de liberdade para a escolha da make. "Se você trabalha em um ambiente mais descolado, pode ousar mais nas cores. Em muitas agências de publicidade, por exemplo, usar um batom pink com um delineador verde limão está dentro do contexto. Mas não confunda casualidade com liberdade total. Um batom mais chamativo, por exemplo, pode cair bem para o dia a dia em uma agência, mas não para uma reunião com um cliente importante. Aqui vale prestar atenção ao código de formalidade de cada ocasião".

E quem trabalha na noite, em ambientes mais informais, como hostess e DJs, pode (e deve!) abusar do seu próprio estilo. "Nesse caso, trabalhar super montada faz parte do contexto. Batons chamativos, olhão preto, brilho e cores metalizadas estão liberados. Para completar o look, um cabelão poderoso com um arranjo de cabeça cai muito bem!"

Seja qual for o ambiente de trabalho, a orientação é uma só: "É preciso se adaptar ao lugar onde você trabalha. Se é um lugar moderno, você pode ousar mais. Se é um mais formal, é melhor optar por looks discretos, com tons neutros. Quem dita as normas da empresa, inclusive o código de vestimenta - que inclui maquiagem -, é o seu empregador. Então, o fundamental é ter bom senso na hora de escolher os looks, para respeitar o ambiente em que você trabalha", ensina Marcos Costa.

Por Conceição Gama

Atualizado em 12 Ago 2015.