Guia da Semana

Entenda porque sentimos mais fome no frio e confira dicas para driblar a comilança

Durante o inverno nosso organismo gasta muito mais energia para nos manter aquecidos.

Sabe aquela sensação de que você quer comer tudo o que aparece na sua frente durante os dias frios? Não é coisa da sua cabeça. Nós realmente sentimos mais fome no inverno.

Mas, afinal, por que isso acontece? O Guia da Semana reuniu alguns motivos que fazem com que sintamos mais fome durante o inverno e também algumas dicas para driblar a comilança exagerada. Confira: 
 

Gastamos mais energia


Foto: Shutterstock


Nos dias frios o nosso organismo gasta muito mais energia para nos manter aquecidos. Ou seja, sentimos mais fome para conseguir compensar toda essa atividade. O grande problema, no entanto, é se descontrolar e comer tudo o que aparece, dando ao organismo mais energia do que de fato ele precisa. O que resulta em acumular uns quilinhos a mais.
 

Comer se torna confortante


Foto: Shutterstock


Como se não bastasse, geralmente é no frio que as pessoas tendem a se sentir mais melancólicas. Isso acontece por causa da diminuição da luminosidade. Sem luz, produzimos menos serotonina, o hormônio responsável por nos deixar feliz. E, bem, é neste momento que sentimos vontade de comer comidinhas confortantes como chocolate e rosquinhas açucaradas. 


Nos permitimos às tentações


Foto: Shutterstock


Já sabemos que ficamos com mais fome no frio. E o pior é que geralmente essa fome é bem específica: queremos alimentos mais calóricos e gordurosos. E ainda estamos falando de uma época que chega acompanhada de receitas deliciosas como fondues, massas, chocolate-quente... Ih! Fica difícil não resistir, né?


MAS TEM COMO DRIBLAR A FOME NO FRIO?
 


Aposte em receitas saudáveis de comidas saborosas


Foto: Shutterstock


É importante matar a fome com uma alimentação equilibrada e saudável. Aproveitar a época para comer saladas reforçadas com ingredientes como amêndoas e queijos, fazer várias receitinhas de sopas e caldos e espantar o frio com bebidas quentes, como cafés e chás.


Não fuja do treino


Foto: Shutterstock

Mantenha a rotina de exercícios físicos. Se mexer ajuda no controle do peso, queimando as calorias extras que você consumiu, e também faz o seu corpo esquentar. Se tá muito frio pra fazer uma caminhada ou ir até a academia, tente compensar com algum treino feito em casa. 

 

Atualizado em 3 Jun 2018.

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