Guia da Semana

Setembro será um mês de aventuras e romances nos cinemas. As estreias mais esperadas são “Sin City 2 - A Dama Fatal” e “O Doador de Memórias”, ambos adaptados de obras literárias e voltados para o público jovem.

A comédia chega tímida, com “Anjos da Lei 2” sendo o título mais forte. Já os românticos poderão optar por um drama mais pesado (“Se Eu Ficar”) ou pela comédia, com “Mesmo se Nada Der Certo” e “Será Que?” saindo na frente. “Rio, Eu Te Amo” promete agradar aos mais cinéfilos, trazendo uma coleção de curtas de grandes diretores.

Adolescentes vão se divertir com a nova versão de “Hércules” e com a adaptação de “Maze Runner – Correr ou Morrer”. Uma opção mais adulta, mas bem trabalhada nos figurinos de época e numa certa aura mágica é “Era Uma Vez em Nova York”. “A Bela e a Fera” também chama a atenção, como uma versão madura e dramática, inspirada na história original do conto. Mais realista é o drama "O Último Concerto", com grande elenco.

Confira as estreias mais esperadas de setembro nos cinemas:

Anjos da lei 2
(22 Jump Street, Phil Lord e Chris Miller, EUA, 2014)

Sucesso absoluto nos Estados Unidos, a franquia Anjos da Lei ainda não decolou no Brasil, mas vai ganhar sua segunda chance este mês. No filme, os policiais Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum) são mandados para uma missão dentro de uma universidade, onde têm que se passar por estudantes. Saiba o que esperar do filme.

Hércules
(Hercules, Brett Ratner, EUA, 2014)

Na segunda versão da história neste ano, “Hércules” traz Dwayne Johnson no papel do herói grego. Mais forte que qualquer homem mortal, ele ganha a fama de semi-deus, aumentada pelos contos exagerados de Iolaus, seu sobrinho. Com a ajuda de um grupo de mercenários, Hércules treina um exército para livrar a Trácia dos ataques de um assassino. Saiba o que esperar do filme.

Se eu ficar
(If I Stay, R.J. Cluster, EUA, 2014)

Chloë Grace Moretz interpreta uma jovem musicista, com um futuro promissor e um namorado apaixonado, mas sua vida dá uma volta quando ela sofre um acidente. Em coma, ela precisa decidir se quer continuar vivendo, sabendo que tudo será diferente.

O doador de memórias
(The Giver, Phillip Noyce , EUA, 2014)

Baseado no livro de Lois Lowry, “O Doador de Memórias” conta a história de uma sociedade que baniu sentimentos intensos e as cores, eliminando junto as guerras e o sofrimento. Um eremita guarda toda a memória dos homens para que nunca se esqueçam do que esses sentimentos podem trazer, e chega a hora de passar seu conhecimento para um garoto. Saiba o que esperar do filme.

Era uma vez em Nova York
(The Immigrant, James Gray, EUA, 2013)

Uma polonesa chamada Ewa (Marion Cotillard) e sua irmã embarcam para Nova York fugindo da guerra. Chegando lá, a irmã é colocada em quarentena e Ewa é ajudada por um cafetão (Joaquin Phoenix). Determinada a resgatar sua irmã, ela se envolve com dois homens opostos e transforma para sempre suas vidas. Saiba o que esperar do filme.

Rio, eu te amo
(Fernando Meirelles, José Padilha, Guillermo Arriaga, Carlos Saldanha, Stephan Elliot, Andrucha Waddington, Nadine Labaki, Im Sang-soo, Vicente Amorim, Paolo Sorrentino, Brasil, 2013)

Dando continuidade à série das cidades (com Paris e Nova York), “Rio, Eu Te Amo” reúne dez curtas-metragens de 10 diretores diferentes (4 brasileiros) com histórias de amor ambientadas no Rio de Janeiro. Fernando Meirelles, José Padilha e Paolo Sorrentino estão entre os cineastas. Saiba o que esperar do filme.

A Bela e a Fera
(La belle et la bête, Christophe Gans, França, 2014)

A nova versão cinematográfica do conto infantil traz Léa Seydoux no papel de Bela e Vincent Cassel como a Fera. Quando Bela e sua família se mudam para uma casa no campo, o pai da jovem arranca uma rosa do jardim da Fera, que o pune por isso. Para salvá-lo, Bela se aproxima do monstro. Saiba o que esperar do filme.

Maze Runner - correr ou morrer
(The Maze Runner, Wes Ball, EUA, 2014)

Baseado no primeiro livro da trilogia de James Dashner, “Maze Runner” mostra um mundo futurista, onde garotos são confinados numa comunidade exclusivamente masculina, com suas memórias apagadas. Para fugir, Thomas terá que se unir aos outros colegas e a uma visitante inesperada para enfrentar o labirinto.

Mesmo se nada der certo
(Begin Again, John Carney, EUA, 2013)

Para os fãs de comédias românticas, “Mesmo se Nada Der Certo” traz a receita perfeita: um casal carismático, bom humor e muita música. Gretta (Keira Knightley) é uma cantora que acaba de perder o namorado, um músico de sucesso (Adam Levine). Já Dan (Mark Ruffalo) é um produtor musical que perde o emprego e está falido, mas vê em Gretta uma oportunidade para se reerguer. Saiba o que esperar do filme.

O último concerto
(A Late Quartet, Yaron Zilberman, EUA, 2012)

Os músicos de um quarteto de cordas estão juntos há 25 anos e se preparam para a grande apresentação de aniversário, quando Peter (Christopher Walken) é diagnosticado com a doença de Parkinson. Ele decide fazer do concerto sua despedida, mas isso traz à tona outros conflitos internos do grupo, como a ambição do segundo violinista (Philip Seymour-Hoffman) de ocupar o lugar principal.

Será que?
(What if?, Michael Dowse, Irlanda, 2013)

Daniel Radcliffe e Zoe Kazan protagonizam esta comédia romântica juvenil sobre melhores amigos que se gostam demais. Ele é Wallace, um garoto traumatizado por suas péssimas experiências amorosas que decide não se envolver, e ela é Chantry, uma menina que tem um namorado de longa data, mas que se identifica instantaneamente com Wallace. Saiba o que esperar do filme.

Sin City 2- a dama fatal
(Sin City 2- A Dame to Kill For, Frank Miller e Robert Rodriguez, EUA, 2013)

Dirigido por Frank Miller e Robert Rodriguez, o segundo filme inspirado nos quadrinhos de Sin City traz alguns personagens conhecidos e outros novos, como a “dama fatal” do título, Eva Green. O longa é dividido em pequenas histórias, acompanhando as ações e o destino de cada fora-da-lei numa cidade comandada por gangues. Saiba o que esperar do filme.

Por Juliana Varella

Atualizado em 17 Set 2014.