Guia da Semana

Baiano de Itabuna, Jorge Amado completaria cem anos em 10 de agosto de 2012. Falecido quatro dias antes de seu aniversário em 2001, o escritor recebe homenagens desde o ano passado e as comemorações do centenário ao redor do país não param.

Terra natal
Entre 04 e 12 de agosto, a cidade de Ilhéus (BA), uma das inspirações do escritor, sedia o projeto Amar Amado que traz uma programação cultural com shows de músicos como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Família Caymmi e Orquestra Sinfônica da Bahia. Além disso, acontecem atividades nas áreas de gastronomia, literatura, cinema e teatro.

Para começar, o músico Moraes Moreira toca na Praça da Catedral, no sábado (04/08), às 22h. Também é encenada a peça Capitães de Areia, dirigida pela neta Cecília Amado,no Teatro Municipal de Ilhéus, nos dias 09, 10 e 11 de agosto. A programação completa você confere aqui.

Cinema
Entre 07 e 12 de agosto, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra 100 anos de Jorge Amado: O romance, a Bahia e o Cinema, e exibe 11 filmes adaptados de suas obras como Tieta do Agreste, Capitães de Areia e Dona Flor e seus Dois Maridos.

Literatura
Alguns de seus livros ganharam novas edições como Navegação de Cabotagem, Mar Morto, Os Velhos Marinheiros, O Compadre de Ogum e a correspondência inédita Jorge & Zélia, organizada por João Jorge Amado, todos pela Cia das Letras.

Teatro
Nos palcos, os atores Marcelo Faria, Fernanda Vasconcelos e Duda Ribero interpretam Dona Flor e seus Dois Maridos, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luis, até 12 de agosto. Depois a peça viaja para Belém, Recife e Natal.

Televisão
No ar na TV Globo a minissérie Gabriela presta homenagem ao autor. Nesta versão, a história é protagonizada pela atriz Juliana Paes e escrita por Walcyr Carrasco. No segundo semestre, a exposição Jorge Amado e Universal vai para Salvador, no Museu de Arte da Bahia.

História
Jorge Amado lançou seu primeiro romance, O País do Carnaval, em 1931. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas e adaptados para diversas peças de teatro, cinema e séries de televisão. Tieta do Agreste, Dona Flor e seu Dois Maridos e Gabriela ganharam versões no cinema e na televisão, estrelados pelas atrizes Sônia Braga e Betty Faria, que interpretou também Tieta na TV Globo. Tereza Batista e Tenda dos Milagres ganharam o formato de minisséries e Tocaia Grande se transformou em uma novela da rede Manchete.

Militante comunista e Obá – posto civil no Ilê Axé Opô Afonjá-, Jorge Amado foi exilado para Argentina, Uruguai, França e Tchecoslováquia, onde nasceu sua filha Paloma, a terceira do casamento com Zélia Gattai. Em 1961 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira de número 23, e faleceu em 6 de agosto de 2001.

Atualizado em 10 Ago 2012.