Dá-se o nome de alimentos orgânicos para todos aqueles que são cultivados sem o uso de produtos químicos que possam prejudicar a nossa saúde e danificar o meio ambiente. O sistema de agricultura orgânica tem o cuidado em produzir um alimento muito mais saboroso e saudável.
Para você entender melhor, o Guia da Semana reuniu 7 motivos para comer mais alimentos orgânicos. Confira:
Ajuda a evitar a ingestão de produtos químicos
Comer alimentos cultivados organicamente é a melhor maneira de evitar os produtos químicos presentes em alimentos comercialmente cultivados. Dentre eles, pesticidas e venenos que podem fazer muito mal para nossa saúde.
É mais saboroso
Os alimentos orgânicos são muito mais gostosos. Isso porque eles são cultivados em solo muito bem nutrido e, como já dito, livre de produtos químicos.
Preserva o meio ambiente
A falta de produtos químicos na terra ajuda a preservar o ecossistema. Por isso, se você prefere comer alimentos orgânicos também está agindo em prol do meio ambiente.
Tem qualidade assegurada
Os produtos orgânicos recebem um Selo de Certificação. Este selo é dado por associações que fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a produção até a comercialização. Desta forma, você tem certeza que está comendo alimentos sem nenhum resíduo tóxico.
Ajuda a manter a qualidade da água
Os produtos químicos e pesticidas usados nos alimentos alcançam o lençol freático e contaminam a água. Isso significa que se você optar por comer apenas produtos orgânicos, você também estará contribuindo para a boa qualidade da água.
São alimentos sem hormônios
A suplementação hormonal é uma grande preocupação com a carne bovina, produtos lácteos e peixes de viveiro. Muitos agricultores dão hormônios sexuais e hormônios de crescimento ao gado para aumentar a quantidade de carne e leite. O problema é que, neste caso, nós acabamos consumindo estes hormônios junto com a carne. Por isso, prefira produtos de origem animal orgânicos.
Tem cuidado com os animais
A agricultura orgânica tem um cuidado e respeito com o equilíbrio da natureza. Ou seja, durante o plantio, o ecossistema é preservado, restaurando a biodiversidade.
Atualizado em 31 Jan 2019.