Guia da Semana

Fanáticos por comida japonesa, se preparem - porque vem aí uma série de imagens tentadoras que provavelmente te causarão fome! Se você já é PhD no basicão do restaurante japonês - ou seja, nos sushis, sashimis e temakis - está na hora de experimentar coisas novas. São Paulo abriga vários restaurantes diferentões para quem quer mergulhar de cabeça no peixe cru. Você precisa conhecer todos eles!

Aventure o seu paladar nessas versões exóticas e diferentonas dos pratos mais comuns da culinária japonesa. ATENÇÃO: esse post pode causar salivamento excessivo, contrações no estômago e paixão à primeira vista:

1. Temaki que é maior do que a palma de uma mão


Reprodução Instagram @glaziellemoreira / @leandrosasaki

Temaki "bola de sorvete" é o apelido que nós encontramos para dar à estrela do cardápio da Temakeria Paulista! O estabelecimento, localizado no Tatuapé, é conhecido por seus temakis que chegam a ser maiores do que a palma de uma mão. Quando for ao restaurante, não deixe de pedir um temaki grande, e seja surpreendido por um temaki gigante! Na primeira foto acima, você pode perceber a diferença entre o temaki normal e o grande. Gostosura em abundância para os esfomeados!

Temakeria Paulista

Endereço: Rua Serra de Japi, 1436 - Tatuapé
Telefone: (11) 2268-0889

2. Hambúrguer de sushi


Divulgação Shoy Sushi / Reprodução Facebook The Asian Father

Se você nunca tinha pensado em comer um hambúrguer de sushi, pense de novo - porque esse prato exótico vem conquistando espaço em SP e promete ser dos deuses! No Shoy Sushi, você encontra Japburgers variados: Kyoto (feito com pão de arroz, nori, hambúrguer de atum, queijo prato e cebola caramelizada), Hiroshima (feito com pão de arroz empanado e ceviche), Hakone (feito com pão de arroz, nori, hambúrguer de tilápia, tofu cremoso com especiarias), entre outros. Já no foodtruck The Asian Father você encontra um delicioso hambúrguer de pão de arroz empanado e frito, com salmão, cream cheese, shimeji e nori. Que tal cair de boca?

Shoy Sushi

Endereço: Rua Cloromiro Amazonas, 79 - Itaim Bibi

The Asian Father

Endereço (móvel): diariamente no Vila Mascote Food Park - Av. Damasceno Vieira, 1019
Confira a página e acompanhe o truck!

3. Temaki Hot Roll frito por inteiro


Reprodução Facebook The Asian Father

Essa delícia é a prova de que temaki hot roll não significa um cone de alga frio com uns sushis fritos em cima. Porque a melhor maneira de se comer este tipo de temaki é assim: frito por inteiro! Por fora, uma camada crocante e saborosa, por dentro um recheio de salmão macio e caprichado no cream cheese. Você encontra essa versão deste temaki no food truck The Asian Father, no restaurante Oyshio Sushi e no Kawa Sushi. Não dá para deixar de provar!

The Asian Father

Endereço (móvel): diariamente no Vila Mascote Food Park - Av. Damasceno Vieira, 1019
Confira a página e acompanhe o truck!

Oyshio Sushi

Endereço: Avenida Águas De São Pedro, 239 - Vila Pauliceia

Kawa Sushi

Endereço: Rua Florida, 1771 - Brooklin

4. Mesa de sushi infinita


Acervo Pessoal / Reprodução Instagram @yabanysushi

Mesa de sushi infinita - seria nosso sonho? E, acredite, ela é maior do que essa porção que coube na foto. O Yabany é um restaurante japonês que oferece um Festival de Sushi no almoço (das 12h às 15h) e no jantar (das 19h à 0h). Funciona como um rodízio normal: por um preço fechado, você pode comer à vontade do que estiver no balcão - e o que não fica ali, como os sashimis, temakis e pratos quentes, você pode pedir diretamente na sua mesa. Dessa forma o restaurante evita o desperdício e permite ao cliente escolher exatamente o que quer pôr no prato, sem restrições de quantidade! Sem contar que dá uma bela vista, né?

Yabany Sushi

Endereço: Rua Prof. Atilio Innocenti, 53 - Itaim Bibi

5. Super Temaki que a alga não fecha


Reprodução Instagram / @marina.mapago

Que a Liberdade é um paraíso para aqueles que gostam de comida japonesa, isso a gente já sabe. Mas existe um lugar escondidinho no bairro que poucos paulistanos conhecem: o Yoshizumi Sushi (ou Sushi Amigo, na tradução do japonês) é um restaurante super tradicional, com ambiente simples e nada requintado. Basta pedir o Super Temaki para entender porque o local recebe nosso selo de diferentão - trata-se de um temaki tão recheado que a alga nem fecha. Quanto? Apenas R$ 17 por essa delícia gigantesca!

Yoshizumi Sushi

Endereço: Avenida Liberdade, 607 – Liberdade

6. Sushi Cake


Reprodução Facebook Jonatam Lopes Sushiman

O bolo perfeito para o aniversário de qualquer fanático por comida japonesa! Sim, o sushi cake e já pode ser encontrado em SP. O SweetSushi São Paulo é especializado nesse conceito exótico, criando bolos de sushi por encomenda (delivery ou take-away). Um pouco mais afastado da capital, em Taubaté, existe o sushiman Jonatan Lopes, famoso por suas criações de sushi cake (fotos). Além dos bolos, ele também serve buffet completo de comida japonesa para seu evento. Tem coragem de encarar essa iguaria bem diferentona?

SweetSushi

Confira a página e encomende seu bolo

Jonatan Lopes Sushiman

Confira a página e encomende seu bolo

7. Montanha de temaki


Reprodução Instagram @musclehouseflorida / @shakao

E se ao invés de um cone recheado você tivesse uma muralha de recheio? No Shinkai Sushi de Alphaville você encontra o temaki sendo servido de uma maneira inusitada: se você pedir um temaki aberto vai se deparar com essa montanha caprichada de arroz, salmão e bastante cream cheese! Essa "montanha de temaki" fez a unidade ficar conhecida pelas redondezas, principalmente por servir bem e não custar caro. E aí, topa encarar?

Shinaki Sushi

Endereço: Rua Calçada das Rosas, 74 - Alphaville

8. Sushis servidos em pranchas e skates


Reprodução Instagram @rodrigogarcia83 / @alan89silva

No Grab Sushi você é teletransportado do bairro de Moema, em São Paulo, para algum lugarzinho paradisíaco do Havaí. O restaurante japonês tem essa temática praiana, com decoração rústica e pranchas de surf fixadas nas paredes, tudo bem informal e acolhedor. Para acompanhar o tema, os sushis não são servidos apenas em barcas: os clientes podem receber os sushis em cima de uma prancha ou skate de madeira. Charmoso e delicioso!

Grab Sushi

Endereço: Alameda dos Nhambiquaras, 1147 - Moema

9. Chico César


Reprodução Instagram @kazumisushimarajoara / @eglinha

Sushi diferentão para comer uma vez e se apaixonar! O Chico César, com nome provavelmente inspirado no cantor, é um sushi de enroladinho de salmão grelhado, recheado de cream cheese e que leva uma cobertura de couve frita - seu grande diferencial. O Kazumi Sushi e o Ryoko Sushi são dois restaurantes que possuem essa delícia de sabor único - vale a pena conferir!

Kazumi

Endereço: Avenida Sargento Geraldo Santana, 543 - Jardim Marajoara

Ryoko

Endereço: Rua Jaime do Espirito Santo, 66 - Vila Sofia
Endereço: Calçada das Orquideas, 180 - Alphaville

10. Sushis embalados individualmente estilo take-away


Reprodução Instagram @shoysushi / Reprodução Facebook Shoy Sushi

Sushis e sashimis frescos a todo momento, a sua disposição, na quantidade que você quer e na hora que você quer, sem ter que depender de garçom nenhum - seria um sonho? Isso já é uma realidade em São Paulo: o Shoy Sushi é o primeiro restaurante a implementar o estilo "take-away" de culinária japonesa no país. Esse sistema permite ao cliente servir-se de porções individuais de sushis e sashimis variados por um preço honesto. Toda a comida é produzida e embalada por máquinas, com toda tecnologia para manter a alga, o peixe e o arroz sempre frescos.

Shoy Sushi

Endereço: Rua Clodomiro Amazonas, 79 - Itaim Bibi

11. Sushi na esteira


Reprodução Site Oficial

Sabe aqueles restaurantes japoneses em filmes estrangeiros que têm uma esteira para servir os clientes? Eles chegaram aqui em São Paulo! O Mawari, por exemplo, trouxe esse sistema para o bairro do Morumbi e da Vila Olímpia. Os pratinhos com comida vão rodando pela esteira e você pega o que te interessar, pagando por cada separadamente. Para facilitar, cada prato tem uma cor diferente - de acordo com sua faixa de preço!

Mawari

Endereço: Rua Olimpíadas, 360 - Shopping Vila Olímpia
Endereço: Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 - Morumbi

12. Delivery japonês de madrugada


Shutterstock

Bateu aquela fome de madrugada e aquela vontade louca de comer sushi? Eis aqui a sua solução: delivery de comida japonesa de madrugada! O restaurante Kayomix, localizado na Consolação, tem delivery à noite das 18h às 3h da manhã. Já o restaurante Meu Sushi, que fica no Jardim Paulista, entrega das 18h às 2h da manhã. É bom deixar esses contatos à mão caso a fome te ataque de madrugada!

Kayomix

Endereço: Rua da Consolação, 3215 - Higienópolis
Telefone: (11) 3082-2769

Meu Sushi

Endereço: Alameda Sarutaia, 35 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3051-6701

13. Sushi doce


Reprodução Facebook Oyshio Sushi Bar / Reprodução Ki Sushi

Claro que tinha que ter alguma coisa doce para fechar com chave de ouro essa lista! Para a sorte dos viciados em comida japonesa, muitos restaurantes oferecem sushis doces como sobremesa. O Oyshio Sushi, por exemplo, tem esse sushi de goiabada, leite condensado, morango e farinha láctea no cardápio. Já o Ki Sushi oferece esse hot roll de morango com nutella de dar água na boca. E aí - qual o seu favorito?

Oyshio Sushi

Endereço: Avenida Águas De São Pedro, 239 - Vila Pauliceia

Ki Sushi

Endereço: Av. Madame Curie, 369 - Guarulhos

Novas hamburguerias que todo apaixonado por um bom lanche tem que conhecer em SP

Confira um roteiro com novos estabelecimentos para devorar hambúrgueres suculentos na capital

18 receitas saudáveis e refrescantes para saborear no verão

Tem receita de bolo gelado, sorvete, smoothie e até de tartar!

18 restaurantes para dar a volta ao mundo sem sair de São Paulo

Itália, China, Polônia... Saiba onde encontrar as mais diversas gastronomias na capital paulista

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 21 Mai 2017.