Guia da Semana

Cada país possui seu próprio movimento literário e autores consagrados. Apesar dos Estados Unidos dominarem a cultura globalizada, na literatura os escritores do mundo todo mostram sua arte para além das fronteiras. E que tal fazer uma aventura pelo mundo através de diferentes autores?

Nomes como Clarice Lispector, Gabriel García Márquez, Mia Couto, Saramago e Tolstói marcaram a literatura local e mundial. Assim, o Guia da Semana reuniu 10 escritores de diferentes países para você conhecer e fazer uma volta ao mundo através da literatura. Confira:


AMÉRICA DO NORTE


ESTADOS UNIDOS: ERNEST HEMINGWAY

Dentre tantos escritores americanos, Ernest Hemingway se destacou por sua prosa. Foi correspondente em Madri durante a Guerra Espanhola, entre 1936-1939, e esta experiência influenciou sua obra “Por Quem os Sinos Dobram”. Foi um grande escritor, premiado pelo Pulitzer e Nobel de Literatura. Dentre seus maiores sucessos estão “O Velho e o Mar”, “Adeus às Armas”, “Paris é uma Festa” e “O Sol Também se Levanta”.

AMÉRICA DO SUL


BRASIL: CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector é uma das maiores escritoras brasileiras. A jornalista e escritora nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920, mas veio ao Brasil quando tinha dois anos de idade e foi radicalizada aqui. Seus principais livros são ‘A Hora da Estrela’, ‘A Paixão Segundo G.H.’ e ‘Laços de Família’.


COLÔMBIA: GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Gabriel José García Márquez foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Números como “36 idiomas” e “mais de 40 milhões de livros vendidos no mundo” colocam Gabriel Garcia Márquez como um dos escritores mais importantes do século XX. O autor, que ficou conhecido como uma dos representantes do realismo mágico da América Latina, também recebeu o prêmio Nobel de Literatura. Dentre seus romances de maior sucesso estão “Cem Anos de Solidão”, “Crônica de uma morte anunciada” e “O Amor nos tempos do cólera”.

ÁFRICA


MOÇAMBIQUE: MIA COUTO

Mia Couto é pseudônimo de António Emílio Leite Couto, um escritor e biólogo moçambicano. Sua obra se estende a romances, contos, poesias e crônicas, e ele já recebeu prêmios como “Camões” e “Neustadt International”. Seus livros tratam sobre a natureza humana e sua relação com a terra – sem falar que muitos já foram adaptados ao cinema. Dentre seus maiores sucessos estão “Terra Sonâmbula”, “A confissão da leoa”, “Antes de Nascer o Mundo” e “A Varanda do Frangipani”.


ÁFRICA DO SUL: NADINE GORDIMER

Nascida em Joanesburgo, Nadine Gordimer foi uma escritora sul-africana autora de mais de 30 livros, nos quais ela retratou o regime do Apartheid, de segregação racial, que ocorreu no país. Recebeu diversos prêmios por sua escrita, incluindo o Nobel de Literatura, em 1991. Dentre seus maiores sucessos estão “A filha de Burger”, “O Conservador” e “O Pessoal de July”.

EUROPA


PORTUGAL: SARAMAGO

José de Sousa Saramago foi um escritor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Além deste prêmio, ele também recebeu o “Camões”, um dos prêmios mais importantes da literatura de língua portuguesa. Teve seus livros transformados em filmes, como “Ensaio sobre a Cegueira”, com direção de Fernando Meirelles, e “O Homem Duplicado”, dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Jake Gyllenhaal. Para além de “Ensaio sobre a Cegueira”, suas obras de maior sucesso são “As Intermitências da Morte”, “Memorial do Convento”, “Ensaio sobre a lucidez”, “Caim” e “As pequenas memórias”.


INGLATERRA: AGATHA CHRISTIE

Agatha Mary Clarissa Christie, mais conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista, contista, dramaturga e poetisa britânica. Por suas histórias de suspense policial, ela foi cunhada como "Rainha/Dama do Crime". Durante sua incrível trajetória literária, ela publicou mais de 80 livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos. Dentre seus maiores sucessos estão “Assassinato no Expresso do Oriente”, “O Assassinato de Roger Ackroyd” e “O Misterioso Caso de Styles”.


RÚSSIA: TOLSTÓI

A literatura russa é uma das mais proeminentes do mundo, e teve muitos nomes relevantes. Porém, Liev Tolstói é um dos mais conhecidos no mundo. Além de romances de ficção, ele escreveu crônicas, novelas, algumas peças e diversos ensaios filosóficos. De uma família aristocrata, ele se dedicou muito à filosofia e religiosidade – inclusive escreveu ensaios sobre os temas que são estudados até hoje. Não deixe de conhecer as obras mais importantes do autor: “Guerra e Paz”, “Anna Karenina”, “A Morte de Ivan Ilitch” e “Hadji Murad”.

ÁSIA


JAPÃO: HARUKI MURAKAMI

Haruki Murakami é um escritor japonês que foi traduzido para mais de 50 idiomas, além de ser ganhador de diversos prêmios por suas obras literárias. “Caçando Carneiros”, “Norwegian Wood”, “Crônica do Pássaro de Corda”, “Kafka à Beira-Mar” e “1Q84” são alguns dos seus livros mais famosos. Suas publicações tratam sobre solidão e alienação, por isso, muitas pessoas o comparam a Kafka e classificam suas obras como surrealistas, melancólicas e fatalistas.

OCEANIA


AUSTRÁLIA: MARKUS ZUSAK

Talvez um dos escritores mais jovens que configuram nesta lista. O australiano Markus Zusak possui 44 anos e é famoso pela obra “A Menina que Roubava Livros”. O livro o configurou como um dos escritores mais proeminentes atuais, assim como fenômeno literário – vale lembrar que a obra até recebeu adaptação ao cinema. Outros trabalhos do autor são “Eu Sou o Mensageiro”, “O Construtor de Pontes”, “O Azarão” e “Bom de Briga”.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 27 Set 2021.