Guia da Semana

Apesar da quarentena, a indústria da música parece não ter parado e os artistas estão produzindo mesmo dentro de casa. Em maio, tivemos lançamentos como um EP da Ivete Sangalo com participações especiais, o novo disco da Charli XCX feito diretamente de sua casa, além do aguardado “Chromatica”, de Lady Gaga, que marca seu retorno ao pop e à pistas de dança.

O Guia da Semana reuniu 12 álbuns lançados em maio de 2020 que você precisa ouvir o quanto antes. Confira:


► Lady Gaga, "Chromatica"

Foto: Everett Collection / Shutterstock.com


Para a alegria dos fãs, Lady Gaga retorna com o novo disco, chamado “Chromatica”, recheado de bons hits pop para dançar na pista. Ela já havia lançado dois singles com clipes antes do lançamento do disco: as músicas “Stupid Love” e “Rain On Me”, essa última com participação de Ariana Grande. Além desta, outras participações especiais chamam a atenção, como a da banda de k-pop BLACKPINK e o eterno Elton John.


► Miss Suéter, “Modos Sustentáveis de Viver” - EP

Miss Suéter é uma banda que nasceu na quarentena, da parceria entre os amigos Rafa, Aline e Mateus. O resultado foi o lançamento do primeiro EP "Modos Sustentáveis de Viver", com três canções gravadas pelo celular e à distância. A banda se identifica com o gênero “EMOPB”, uma mistura de emo com MPB, com letras melancólicas que refletem os sentimentos da quarentena.


► Ivete Sangalo, "Ivete Sangalo" - EP

Foto: Photocarioca / Shutterstock.com


Lançando um EP atrás do outro, Ivete Sangalo lançou mais um EP com duas músicas que contam com participações especiais: “Me Liga”, com participação de Jão, e “Na Janela”, com a presença de Vitão. A rainha do Carnaval brasileiro investe nos novos nomes da música pop, que vieram pra ficar.


► Charli XCX, “how i'm feeling now”

Após o sucesso do último disco da Charli XCX, chamado “Charli”, ela volta com um disco relâmpago, feito durante a quarentena, chamado “how i'm feeling now”, gravado diretamente do seu estúdio em casa. Ela conseguiu trazer os fãs no processo de gravação e mixagem e o resultado é um álbum com pegada “faça você mesmo” no melhor estilo Charli XCX.


► The 1975, "Notes on a Conditional Form"

Foto: Christian Bertrand / Shutterstock.com


“Notes on a Conditional Form” é o quarto disco da banda inglesa The 1975, lançado pelas gravadoras Dirty Hit e Polydor Records. Neste disco, a banda abraça o experimentalismo e mudanças durante as 22 músicas que o compõe. Com a mente aberta, a banda busca se reinventar a cada faixa e deixa os fãs surpreendidos com tantas músicas boas.


► Perfume Genius, “Set My Heart on Fire, Immediately”

“Set My Heart on Fire, Immediately” é o quinto disco do artista Perfum Genius, nome artístico de Mike Hadreas. Lançado dia 15 de maio pela Matador Records, o disco flerta com o rock dos anos 1980 e possui melodias fortes e mais densas, se comparado com os álbuns antecessores.


► Moses Sumney, “græ”

“græ” é o segundo disco de estúdio do cantor e compositor americano Moses Sumney pela gravadora Jagjaguwar. Trata-se de um disco de duas partes: a primeira, que foi lançada em fevereiro, e a segunda parte, que foi divulgada em maio. “græ” traz novamente o artista sentimental e profundo que é Moses Sumney.


► Carly Rae Jepsen, "Dedicated Side B"

Foto: Ian Young Nounpusher.com / Shutterstock.com


“Dedicated Side B” é o lado B do quarto disco de Carly Rae Jepsen, “Dedicated”. Com músicas de dance-pop e influência de disco, o “Dedicated Side B” possui músicas que não entraram no primeiro álbum, mas são tão boas quanto. Novamente, Carly Rae Jepsen se apresenta como artista pop cheia de emoções e profundidades, mas sem deixar a alegria de dançar e viver de lado.


► Christine and the Queens, “La vita nouva”

“La vita nuova” é um EP que acompanha o curta-metragem feito pela cantora francesa Christine and the Queens. Em seis faixas, a artista traz sentimentos e desilusões amorosas que todos podem se identificar – e certamente vão se encantar com a criatividade da cantora.


► Hayley Williams, "Petals for Armor"

Foto: Christian Bertrand / Shutterstock.com


Hayley Williams é a vocalista da banda de rock Paramore, mas dessa vez ela aparece sozinha, com o lançamento do disco “Petals for Armor”. O sucesso veio rápido e o disco já consta no primeiro lugar das paradas de rock. Inclusive, o álbum já está cotado para ser um dos melhores de 2020.


► Car Seat Headrest, “Making a Door Less Open”

“Making a Door Less Open”, lançado pela gravadora Matador Records, é o 12ª álbum da banda de indie rock Car Seat Headrest. As faixas contêm elementos de eletrônico EDM, hip hop, soul, futurismo e, claro, rock. No entanto, o vocalista e compositor Will Toledo se afasta cada vez mais do indie, gênero pelo qual a banda é reconhecida.


► Austra, “Hirudin”

“Hirudin” é o quarto disco da banda Austra – o álbum foi lançado pela Domino Records. Katie Stelmanis e seus companheiros aventuram-se criativamente no pop sombrio que marca o som da banda, mas sempre buscando influências de outros gêneros e experimentando melodias e produções diferentes.

Atualizado em 12 Jun 2020.